PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Suíça dobra investimento no Fundo Amazônia e doação chega a R$ 60 milhões

Nova contribuição de R$ 33 milhões eleva doação total do país para R$ 60 milhões; Marina Silva celebra pagamento por resultados após queda de 50% no desmatamento
Fachada do Pavilhão Brasil montado na Blue Zone, palco das negociações oficiais da COP30, em Belém (PA).

Fachada do Pavilhão Brasil montado na Blue Zone, palco das negociações oficiais da COP30, em Belém (PA).

— Rogério Cassimiro/MMA

10 de novembro de 2025

A Suíça anunciou, neste domingo (9), a doação de 5 milhões de francos suíços (R$ 33 milhões) ao Fundo Amazônia. Com o novo aporte, o país passa a contribuir com mais de R$ 60 milhões ao mecanismo financeiro que apoia ações de combate ao desmatamento e de fortalecimento de comunidades na região. 

O anúncio ocorreu em Belém (PA), um dia antes do início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento foi realizado no Museu Paraense Emílio Goeldi e contou com representantes do governo brasileiro, da diplomacia suíça, de instituições federais e de órgãos ligados à gestão territorial na Amazônia.

O Fundo Amazônia, criado em 2008, integra a estratégia para cumprir o Acordo de Paris e o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). A expectativa do governo federal é que os resultados apresentados antes e durante a COP30 ampliem o número de doadores.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o modelo do Fundo Amazônia funciona como pagamento por resultados.

“Quando há redução de desmatamento, o Brasil comprova resultados e pode captar novos recursos”. Segundo ela, o repasse se converte em ações para povos indígenas, comunidades tradicionais, pesquisa científica e iniciativas de inovação.

Cooperação ampliada

O Fundo Amazônia é gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e operacionalizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Ele financia projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). A participação suíça no mecanismo começou em 2023, com um aporte inicial no mesmo valor da nova doação.

Ao comentar o anúncio, a ministra Marina Silva afirmou que o financiamento internacional está relacionado aos resultados de redução do desmatamento. Segundo ela, houve queda de 50% da supressão vegetal na Amazônia em relação a 2022. “Nestes três anos, evitamos lançar mais de 700 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera em função da redução do desmatamento”, disse.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, declarou que a continuidade dos aportes indica confiança internacional na atuação brasileira. Ele informou que o Fundo Amazônia passou de cerca de R$ 300 milhões anuais para mais de R$ 1,2 bilhão por ano em novos financiamentos, apoiando 650 instituições em 75% dos municípios da Amazônia Legal.

Para o embaixador da Suíça no Brasil, Hanspeter Mock, a cooperação busca fortalecer órgãos de monitoramento e de controle ambiental, além de ações contra incêndios florestais. Ele destacou os dados recentes do MMA sobre a redução do desmatamento na região.

“O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou recentemente resultados impressionantes na redução do desmatamento na Amazônia, alcançando, no último ano, o terceiro menor índice já registrado na história da região. Sentimo-nos honrados em contribuir para esse avanço e em caminhar ao lado do Brasil nesse trabalho”, disse segundo nota ministerial.

O embaixador suíço para o Meio Ambiente e chefe da delegação na COP30, Felix Wertli, afirmou que o país pretende aprofundar o diálogo com governos e organizações amazônicas durante a conferência.

O que é a COP?

A COP, ou Conferência das Partes, é um órgão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), composta por 197 países. A entidade é o principal espaço deliberativo da ONU para a execução de medidas assumidas pelos países para reverter a crise climática.

O encontro acontece desde 1995 e teve sua primeira edição em Berlim, na Alemanha. Neste ano, a COP chega à sua 30ª edição e acontece pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano