PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Tem minha cor?’: influenciador lança livro sobre inclusão racial na indústria cosmética

A obra visa celebrar a beleza negra e promover um diálogo mais amplo sobre identidade
O livro de Tássio Santos destaca a importância de produtos que atendam a todos os tons de pele.

Foto: Divulgação

16 de julho de 2024

O influenciador e maquiador Tássio Santos, especializado em  pele negra e criador do perfil “Herdeira da Beleza”, acaba de lançar o livro “Tem minha cor?”, onde compartilha experiências pessoais transformadoras.

No livro, Tássio Santos aborda a criação do quadro “Tom Mais Escuro” e a gravação de vídeos com Joyce, uma mulher de pele negra retinta. Essas vivências aumentaram sua conscientização e engajamento na luta contra o racismo na indústria cosmética.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A publicação destaca a importância de produtos que atendam a todos os tons de pele como forma de reivindicar a existência e os direitos das pessoas negras.

“Este livro é sobre celebrar a beleza negra e promover um diálogo mais amplo sobre identidade. A parceria com a Avon foi essencial para amplificar a mensagem. Acredito que juntos, estamos fazendo a diferença”, relata Tássio.

Juliana Barros, diretora executiva de Marketing e Comunicação da Avon Brasil, enfatizou que o combate ao racismo cosmético deve começar internamente nas empresas, com políticas de contratação que garantam um quadro de funcionários diversificado.

“A diversidade no local de trabalho não só contribui para a criação de produtos mais inclusivos, mas também enriquece a empresa com diferentes perspectivas e experiências”, afirmou.

Além disso, Juliana destaca que campanhas publicitárias e produtos devem ser pensados para incluir todas as pessoas, e não apenas um grupo específico. A Avon, principal patrocinadora do livro de Tássio Santos, revisou seu portfólio em 2019 com a colaboração da maquiadora Daniele Damata, resultando em uma nova paleta mais inclusiva lançada em 2020, que inclui bases, corretivos, pós, blushes e iluminadores adaptados às diversas tonalidades de pele negra brasileira.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano