O clube mexicano Toluca denunciou, na terça-feira (21), ataques racistas direcionados ao atacante brasileiro Helio Nunes, conhecido como Helinho, após uma partida contra o América do México pelo torneio Clausura, no dia 18 de abril.
No jogo, disputado no Estádio Banorte (antigo Azteca), na Cidade do México, o atleta se envolveu em uma briga com o ponta-direita Alejandro Zendejas, do América, e foi expulso por trocar socos com o jogador. Também houve outro incidente em seguida, a caminho do vestiário, com o capitão do time adversário.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Leia mais: Vila Nova identifica 2º torcedor acusado de injúria racial contra jogador do Operário-PR
De acordo com a nota do Toluca, desde o ocorrido, Helinho e sua família têm sido alvos de assédio, ameaças e ofensas racistas constantes nas redes sociais.
“Esse tipo de conduta é completamente inaceitável e não deve ter espaço no futebol ou na sociedade. Como instituição, nos solidarizamos plenamente com o nosso jogador e reafirmamos nosso repúdio absoluto a qualquer forma de violência ou discriminação. Ao racismo, dizemos com toda a firmeza: basta!”, diz trecho do comunicado.
O clube declarou que irá colaborar com uma investigação aberta pela Comissão de Gênero e Diversidade da Federação Mexicana de Futebol (FMF) para responsabilizar os envolvidos.
Apesar do posicionamento do time, a publicação já acumula dezenas de comentários racistas. Na maioria dos casos, os internautas responderam a nota com imagens ou emojis de macacos.