Pesquisar
Close this search box.

Universidade da Paraíba promove 1ª Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais

Escolas públicas de todo o país podem se inscrever até 15 de junho
Imagem mostra uma professora negra diante de uma classe infantil.

Foto: Reprodução

3 de junho de 2024

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresenta a Primeira Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas (OBERERI). O evento tem como público-alvo as escolas públicas de todo o país, que podem se inscrever até o dia 15 de junho.

Segundo a instituição, a olimpíada pretende oferecer “muito mais do que uma competição acadêmica”. O projeto deve promover a reflexão, o debate e a conscientização sobre as questões étnico-raciais em nosso país.

Com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, a iniciativa visa fortalecer a implementação das diretrizes curriculares, incentivar o interesse dos estudantes pela história da diáspora africana e dos povos originários, além de desmistificar mitos relacionados às cotas étnico-raciais.

A ação é organizada pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) e pelo Consórcio de Neabs com apoio do Ministério da Educação via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para mais informações, consulte o site oficial do projeto.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano