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Veículos digitais criam associação focada nos desafios do jornalismo

Organização reúne 30 veículos associados e seu lançamento foi oficializado no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa; Alma Preta é uma das fundadoras

Texto: Redação | Imagem: Reprodução/Wocintech

Imagem mostra as mãos de uma pessoa negra digitando em um notebook na cor azul.

Imagem mostra as mãos de uma pessoa negra digitando em um notebook na cor azul.

8 de junho de 2021

Neste 7 de junho, data marcada pelo Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, foi lançada oficialmente a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), que já reúne 30 organizações de todo o país. Mais de 20 das 30 associadas fundadoras têm mulheres e pessoas negras em posição de liderança.

Para comemorar o lançamento, o Conselho da Ajor convidou o professor Rosental Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas para uma live no dia 10 de junho, próxima quinta-feira, às 19h. Rosental, que contribuiu para a articulação que levou à formação da Ajor, vai conduzir a conversa com os representantes da nova associação.

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A fundação da Ajor acontece num momento de transformação da forma como o jornalismo é produzido e consumido no Brasil e no mundo. Novas organizações de mídia digital têm se consolidado como geradoras de mudanças na sociedade, firmando posições em defesa de direitos humanos e contra a desinformação e abusos de poder.

A primeira presidente da Ajor, Natalia Viana, é diretora executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, e priorizará em sua gestão a consolidação das mudanças pelas quais passou o jornalismo no Brasil. “Os veículos digitais estão há alguns anos liderando a inovação no jornalismo brasileiro. A associação vem para fortalecer esse cenário e portanto melhorar o nosso jornalismo como um todo em um momento em que ele enfrenta sérios desafios.”

A principal missão da organização é o fortalecimento do jornalismo brasileiro, e suas atividades organizam-se em três eixos de atuação: a profissionalização e fortalecimento das associadas (orientações sobre melhores práticas e construção de parcerias para formação), a defesa do jornalismo e da democracia (monitoramento de decisões do poder público, criação de ferramentas de defesa legal e organização de eventos) e a promoção de diversidade.

Interação online

A partir de julho, a associação realizará Conversas Abertas transmitidas via Facebook Live, Linkedin e canal do YouTube com um/a convidado/a, que compartilhará o processo de construção de um conteúdo ou produto que seja um case de sucesso do jornalismo digital brasileiro.

Para o início do ano que vem, o conselho da Ajor planeja a realização da 3ª edição do Festival 3i, evento pioneiro no continente voltado para a inovação e empreendedorismo, questões essenciais para esta nova geração do jornalismo digital. As 30 organizações que fundaram a Ajor são uma pequena amostra da diversidade dos novos veículos de mídia do país.

Há associadas em todas as regiões do país, com diferentes modelos de negócio e tipos de produção de conteúdo. Entre elas estão organizações como a Alma Preta Jornalismo, Agência Pública, Congresso em Foco, Meio, Nexo, Repórter Brasil e Jota. “Sabemos que o jornalismo digital brasileiro está em uma fase vibrante e por isso já lançamos a Ajor com o desafio de ampliar o número de associadas, buscando representatividade dos quatro cantos do país”, explica a presidente Natalia.

Conheça todas as organizações fundadoras da Ajor:

ajor

Para mais informações, acesse o site oficia da Ajor

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