Pesquisar
Close this search box.

Academia Brasileira de Cinema divulga finalistas do Prêmio Grande Otelo

Evento homenageia o Cinema Novo e destaca "Mussum, O Filmis" e "O Sequestro do Voo 375" com 12 indicações cada
Cena do filme "Mussum, O Filmis", destaque do Prêmio Grande Otelo 2024, com 12 indicações, incluindo a de "Melhor Longa-Metragem de Ficção".

Foto: Divulgação

6 de julho de 2024

A Academia Brasileira de Cinema anunciou a lista dos finalistas ao Prêmio Grande Otelo, marcando o início da contagem regressiva para a maior premiação do setor audiovisual nacional. A cerimônia, que acontece em 28 de agosto na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia. Os filmes “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, lideram as indicações, concorrendo em 12 categorias cada.

Esta 23ª edição do evento, anteriormente conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, foi renomeada para homenagear o ator e comediante Grande Otelo. A Academia também lançou um novo site dedicado ao prêmio, reunindo todos os detalhes da premiação, que será dirigida pelo artista visual Batman Zavareze e roteirizada por Bebeto Abrantes.

“Chegamos à 23ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de obras inscritas. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano em que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, afirmou Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema em nota para imprensa.

O prêmio, votado pelos sócios da Academia, continua a evoluir para refletir as mudanças no mercado audiovisual. Este ano, foram introduzidas duas novas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção, somando um total de 30 categorias, incluindo a de filmes ibero-americanos. A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia será decidida exclusivamente pelo voto popular.

A lista de finalistas de 2024 inclui mais de 200 profissionais indicados em 39 longas-metragens brasileiros e cinco longas ibero-americanos, além de 15 curtas brasileiros e 16 séries. A votação para eleger os vencedores ocorrerá de 12 a 22 de julho entre os sócios da Academia, enquanto o público poderá votar em seus filmes favoritos de 26 de julho a 27 de agosto.

Em 2024, foram inscritos mais de 3.000 profissionais em diversas categorias, incluindo 94 longas de ficção, 67 longas documentários, 13 longas infantis, sete longas de animação, 32 séries de ficção, 33 séries documentais, quatro séries de animação, 24 curtas-metragens de animação, 38 curtas documentários e 22 curtas de ficção.

Confira a lista completa de indicados e vote nas categorias populares neste link.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano