O Projeto “Erê” está com inscrições abertas para oficinas de performance negra, oferecidas pelo Bando de Teatro Olodum, em comemoração aos 35 anos de história do grupo. A programação inclui formações e apresentações voltadas para a valorização da arte negra no Brasil, com inscrições abertas até o dia 17 de abril.
A iniciativa promoverá mais uma edição de oficinas, com uma temporada especial dedicada ao espetáculo “Erê”. Inspirada na peça “Erê pra toda a vida/Xirê”, criada pelo Bando de Teatro Olodum para o Festival Carlton Dance em 1996, a apresentação é um manifesto do grupo contra o genocídio de crianças e jovens negros.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O projeto busca capacitar jovens e adultos por meio de aulas que abordam diversas expressões artísticas, além do teatro, como dança, música, memória e identidade. Nesta edição, as atividades incluem uma abordagem técnica e profissional, com cursos de iluminação cênica, sonorização, produção cultural e técnicas do audiovisual.
As oficinas culturais serão realizadas entre os dias 23 de abril e 28 de julho em núcleos distribuídos pela cidade de Salvador, incluindo o Centro Cultural de Plataforma, o Espaço Cultural Urgirá na Cidade Baixa e o Espaço Xisto Bahia, no bairro dos Barris, no centro. A iniciativa reforça a descentralização da arte e o acesso à formação cultural em comunidades periféricas.
Ao final das oficinas, será realizada a Mostra Cênica, que revelará novos talentos das artes negras da cidade. Também será realizada a ação “Oro Dudu – Falas Pretas”, um espaço de diálogo sobre negritude e letramento racial.
O programa inclui ações inclusivas, como a acessibilidade ao espetáculo e a destinação de ingressos para pessoas com deficiência, estudantes de escolas públicas, entre outros.
Para participar não é necessário ter experiência em artes cênicas. As inscrições podem ser feitas por meio do Formulário on-line, disponível para maiores de 18 anos que ainda não participaram de outras oficinas do grupo.