O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o livro “Brasil Popular, circuitos da economia urbana e políticas públicas”, que aborda o segmento popular nas cidades brasileiras. Os autores enfatizam como territórios periféricos são marginalizado nas políticas públicas devido à associação negativa com informalidade e ilegalidade. O livro utiliza a teoria dos circuitos da economia urbana de Milton Santos para analisar diversas dimensões do Brasil popular.
O livro resulta de um ciclo de debates ocorrido em 2022, reunindo reflexões de especialistas. Aborda modelos tradicionais de desenvolvimento de forma crítica, observando como esses modelos segregam e excluem os setores populares do direito à cidade nos territórios do Sul Global.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ao criar uma oposição entre a cidade “formal” e “informal”, a obra destaca áreas como economia, trabalho, habitação, finanças, cultura, regras e normas, migração, entre outros. O objetivo é contribuir para o aprimoramento de políticas públicas que englobem os setores populares e territórios periféricos, destacando a economia popular como expressão autêntica e solidária da sociedade brasileira.
A linguagem acessível da coletânea visa atingir um público amplo, buscando compreender as potencialidades do Brasil popular em um projeto político inclusivo, democrático, resiliente e sustentável.
O livro está disponível para leitura on-line por meio do Reservatório do Conhecimento do Ipea. Leia o livro na íntegra neste link.