Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Plataforma de dados sobre periferias do Brasil é lançada pelo governo federal

O geoportal da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), em parceria com a Fiocruz, mapeia potencialidades e ações inovadoras que acontecem em favelas e comunidades periféricas
A imagem mostra uma cartografia representando a periferia

Foto: Ministério das Cidades

15 de dezembro de 2023

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), lançou na quarta-feira (13) o “Mapa das Periferias”, uma iniciativa para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento de ações em territórios periféricos, a partir de dados coletados e sistematizados em um geoportal interativo.

A plataforma viabilizada mediante um Termo de Execução Descentralizada teve início em outubro de 2023 e terá uma duração total de dois anos. Neste período, o projeto visa prover e produzir dados para o desenvolvimento socioterritorial das comunidades; visibilizar iniciativas locais que já acontecem ao redor do país, fortalecendo a luta por justiça social; e financiar a formulação de políticas públicas voltadas para territórios periféricos.

A ação está estruturada a partir de cinco eixos principais: geotecnologia, urbanismo, tecnologia da informação, comunicação e mobilização — está em processo de desenvolvimento contínuo, e será construída de forma colaborativa com setores diversos como órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, institutos de ensino e pesquisa e, principalmente, a população periférica.

“Essa é a primeira vez que um geoportal se dedica a sistematizar de maneira unificada dados diversos e concretos sobre as periferias, trazendo não só as vulnerabilidades dessas localidades, mas também suas potencialidades, ações inovadoras que já acontecem em favelas e comunidades urbanas ao redor do Brasil e que estão transformando realidades diariamente”, afirma Guilherme Simões, secretário nacional de Periferias, em nota oficial.

Na plataforma, será possível cadastrar iniciativas sociais que não estão aparecendo no mapa e também um espaço para se inscrever e receber novidades sobre editais e projetos abertos, dados e pesquisas, notícias da SNP e seus programas e informações sobre iniciativas periféricas.


A versão inicial do Mapa das Periferias está disponível para consulta da população através deste link.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano