Na próxima quarta-feira (4), a cidade de Brasília recebe o Seminário de Intercâmbio Cultural Brasil-África, no Teatro dos Bancários, das 8h30 às 17h30. O evento incluirá uma mostra de moda, artes visuais, cinema, fotografia, música e intercâmbio comercial e cultural.
O congresso vai abordar a importância da vestimenta na comunicação e nas interações culturais e os desafios encontrados dentro e fora da produção de moda afro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Após o seminário, haverá uma mostra cinematográfica, um coquetel e uma apresentação musical na “Noite Camaronesa no Brasil”. Os dois eventos fazem parte do Projeto Olhares do Brasil, que recentemente levou designers, modelos, estilistas, músicos e cineastas de Brasília à República de Camarões, na África.
O Seminário é a segunda etapa da iniciativa, que iniciou em junho, quando 33 profissionais brasilienses, entre artistas visuais e de áudio visual, estilistas, designers, musicistas, modelos e equipe técnica, se reuniram para participar do 4º Cameroun Fashion Design, em Iaundê, capital de Camarões. O Brasil foi o país homenageado nesta edição do evento.
Em Brasília, a programação do festival inclui rodas de conversa com os integrantes do Projeto Olhares do Brasil que estiveram em Camarões. A experiência visa enaltecer as diferentes culturas de modo a proporcionar uma visão mais ampla da arte.
No mesmo dia, os participantes terão a oportunidade de assistir a uma palestra com Vanessa Mendonça, coordenadora internacional de negócios do projeto, sobre o tema “Empreendedorismo Internacional – O Ponto de Partida”.
Ao final do encontro, será exibido o longa-metragem camaronês “Empoisonnement”, de Kaoum Banderas, com a presença do embaixador Martin Mbeng, da embaixatriz Laura Mbeng e outros convidados das embaixadas africanas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla.