A Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) está à frente da campanha Vivências nos Quilombos do Brasil, com o objetivo de mostrar a cultura e transmitir os conhecimentos quilombolas para a sociedade em geral.
Feita de maneira coletiva com a união de todos os quilombos do território nacional, o projeto conta com o auxílio da hashtag #vivênciasnosquilombosdobrasil para apresentar a culinária quilombola, tradições, costumes e rotina dos povos tradicionais por meio das redes sociais.
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A campanha mostra, por exemplo, a utilização do quiabo-de-Angola, batizado de N’golo, na culinária de Mesquita (Goiás), o plantio agroecológico feito em Ivaporunduva (São Paulo), além da dança afro Sussa/Suça/Sussia, festejada no quilombo Baião (Tocantins). Dessa forma, as tradições quilombolas se tornam mais conhecidas pela sociedade e atraem um olhar mais positivo sobre as comunidades tradicionais.
Segundo a coordenação, a importância da campanha é justamente mostrar que os quilombolas não estão associados a problemas como miséria e vulnerabilidade social e sim à cultura ancestral da comunidade negra. “Somos um povo com boas histórias. Um povo alegre e rico de cultura e saberes”, explica a assessoria de imprensa da Conaq.
Para participar, os moradores das comunidades quilombolas podem postar nas redes sociais usando a hashtag oficial ou enviar fotos, vídeos e histórias à coordenação, explicando o significado de cada tradição e a história que desejam contar.
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