O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a “Mostra Perequeté: Cinema Queer Nordestino”, no Rio de Janeiro. Com classificação para 18 anos e ingressos gratuitos, o evento exibe diversos filmes do gênero até o dia 31 de março.
O adjetivo “queer” é usado para se referir à pessoa cuja identidade de gênero ou orientação sexual não corresponde a ideias estabelecidas sobre sexualidade e gênero, especialmente a normas heterossexuais.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Idealizado em dois tempos distintos, a mostra visita a Paraíba dos anos 1980, apresentando um ciclo de cinco filmes que desafiaram tabus de forma ousada e irreverente, contra os preconceitos e a opressão que imperavam na época.
O segundo e mais extenso bloco da exibição apresenta filmes da última década em uma retrospectiva da carreira de seis autores contemporâneos do Nordeste: Alexandre Figueirôa e Léo Tabosa (Pernambuco), Breno Baptista e Noá Bonoba (Ceará), R.B. Lima (Paraíba) e o coletivo Surto & Deslumbramento.
A programação do CCBB RJ visa promover a conexão dos brasileiros com a cultura, a partir de uma curadoria que enfatiza, entre outros aspectos, a ancestralidade e a pluralidade.
Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do projeto.