Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Corpolítica’: documentário sobre a comunidade LGBTQIA+ na política estreia no Canal Brasil

A produção relata a experiência e o enfrentamento de violências de candidatos LGBTQIA+ nas eleições de 2020 no Brasil
A imagem mostra a deputada Erika Hilton, um dos maiores nomes da comunidade LGBTQIA+ na política, sendo entrevistada para o documentário

Foto: Divulgação

2 de janeiro de 2024

O Canal Brasil exibiu, nesta segunda-feira (1º), em sua grade de programação, a estreia do documentário inédito “Corpolítica”. A obra revela o recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições de 2020 no Brasil, acompanhando de perto a campanha eleitoral de quatro figuras destacadas: a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a então candidata pelo Rio de Janeiro Andreá Bak (PSOL-RJ), a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício (PSOL-RJ), e o então candidato a vereador por São Paulo William de Lucca (PT).

O documentário traz à tona relatos, experiências e enfrentamentos das violências vividas por esses candidatos em seus processos de afirmação e luta por direitos. Além disso, destaca a vital importância do envolvimento ativo de pessoas LGBTQIA+ no cenário político brasileiro.

“Corpolítica” conquistou reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, em 2022, e o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, também em 2022. A Première brasileira no Festival do Rio, no mesmo ano, e a participação na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo complementam as honrarias recebidas pela produção.
Dirigido por Pedro Henrique França e produzido pelo ator Marco Pigossi, o documentário relata a representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, um país que lidera as estatísticas mundiais de violência contra as pessoas dessa comunidade. Em um momento histórico tanto para o Brasil quanto para o mundo, candidatos e políticos compartilham suas experiências e enfrentam as violências vividas em seus processos de afirmação e na luta contínua por direitos.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano