O concurso Comida Di Buteco se tornou Patrimônio Cultural gastronômico e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A legislação de autoria da deputada estadual Verônica Lima (PT) foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial.
“O boteco é uma instituição carioca, que se espalha por todo o Estado do Rio de Janeiro. Por isso, o Comida Di Buteco faz tanto sucesso por aqui. Para além do incremento econômico que ele gera, é um evento que une a gastronomia e a cultura”, declarou a parlamentar em nota à imprensa.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com o lema “Somos Todos Buteco”, o evento premiou o Bar Peixaria Divina Providência em sua 24º edição nacional. O espaço fica localizado em Irajá, na Zona Norte da capital fluminense.
“O concurso cumpre um papel importantíssimo de fortalecimento e garantia de visibilidade para a gastronomia local e a cultura popular dos territórios participantes”, acrescentou Verônica Lima.
Além do Comida di Buteco, recentemente o Museu do Samba, o grupo Afoxé Filhos de Gandhi, e a Dança do Passinho também se tornaram patrimônio cultural imaterial no estado do Rio de Janeiro.