Pesquisar
Close this search box.

Documentário ‘Funk Favela’ mostra resistência da cena na periferia

Produção mostra variedade de artistas que não só estão inseridos no universo do funk, mas também exploram outras vertentes
A foto mostra uma imagem aérea de um baile funk.

Foto: Divulgação

25 de junho de 2024

Lançado de forma inédita no “In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical”, que ocorreu entre os dias 12 a 23 de junho, o longa-metragem “Funk Favela”, da diretora Kenya Zanatta, chegou a plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play.

O filme apresenta uma série de entrevistas com diversos nomes do funk paulistano, incluindo artistas cariocas que encontraram em São Paulo um mercado para seu trabalho. Os personagens vão desde figuras consagradas como MC Binn e Deize Tigrona até jovens talentos como MU540 e DJ Th4ys.

No experimento, a produção explora as diversas facetas do movimento ao registrar uma ampla gama de possibilidades dentro do gênero. Para isso, o filme também mostra uma variedade de artistas que não só estão inseridos no universo do funk, mas também exploram outras vertentes, como as Irmãs de Pau, que incorporam experiências da travestilidade em suas músicas, e MC Tha, que conecta o funk com elementos sonoros da umbanda e do candomblé.

Por meio do estudo realizado pelo jornalista Renato Martini, pesquisador do funk há mais de dez anos, além de debater questões como preconceito e a presença feminina, o filme busca identificar as raízes sociais de um gênero que nasceu e ainda encontra sua maior potência criativa nas periferias das grandes cidades.

Assista aqui ao documentário completo.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos