PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Documentário sobre o movimento Black Rio ganha exibição gratuita em Niterói

A exibição do documentário faz parte da programação do Cine Arte da UFF para discutir pautas relevantes
Imagem de um dos bailes realizados durante o movimento Black Rio.

Imagem de um dos bailes realizados durante o movimento Black Rio.

— Reprodução/IMS

18 de fevereiro de 2025

Nesta sexta-feira (20), o CineClub Paulo Freire realiza uma sessão gratuita do filme “Black Rio! Black Power!” (2023) na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). A iniciativa conta com curadoria voltada para filmes educativos a fim de discutir pautas inclusivas e relevantes para a formação de jovens. 

A obra faz parte da programação do Cine Arte, projeto criado com o intuito de construir uma cultura cinematográfica entre os estudantes. O evento é finalizado com uma discussão do filme.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O documentário, que estreou nos cinemas em setembro do ano passado, resgata a história do movimento Black Rio na cultura, música e na luta por justiça racial no Brasil durante as décadas de 1970 e 1980.

Movimento Black Rio inspira novas gerações

Com um repertório que apresenta a influência dos bailes para a juventude negra no Subúrbio do Rio de Janeiro, através da música soul e o fortalecimento da identidade, o filme já conquistou oito prêmios em festivais nacionais e internacionais.

A obra mostra a importância dos rumos da política e do movimento negro. Há 50 anos o  Black Rio inspira as novas gerações atraves do orgulho negro e a infleuncia da cultura Hip-Hop e do Funk.

A atividade irá acontecer no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói), às 16h40. A ação é promovida para fortalecer eventos culturais na UFF e transformar o ambiente educativo em uma  experiência enriquecedora. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano