A Caixa Cultural Brasília recebe a partir do dia 5 de agosto a exposição “Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia”. O evento de lançamento contará com uma visita guiada na presença do renomado curador Bené Fonteles e de alguns dos talentosos fotógrafos cujas obras compõem a mostra.
Permanecendo na capital federal até 2 de novembro de 2025, o Mês da Consciência Negra, a mostra é o resultado de uma extensa pesquisa e da minuciosa organização do fotógrafo Marcelo Reis, coordenador do Instituto Casa da Photographia, sediado em Salvador, Bahia, considerada a cidade com a maior população negra fora da África, com mais de 80% da população se autodeclarando preta ou parda.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Essa concentração histórica e culturalmente significativa torna a Bahia um centro de resistência, identidade e desenvolvimento de práticas culturais africanas no Brasil.
Segundo o pesquisador e organizador, a exposição é um tributo à rica trajetória da fotografia baiana, reunindo registros de profissionais da fotografia, de diferentes origens étnicas. Todos, com suas lentes, “contribuíram e contribuem com a história da fotografia dos povos negros baianos, com a construção de uma imagem desta noção de baianidade a partir destes infinitos olhares”, declarou Marcelo.
Com apoio da Fundação Casa de Jorge Amado, da Fundação Pierre Verger e do Instituto Mário Cravo Neto, a exposição congrega um seleto grupo de artistas visuais. A curadoria de Bené Fonteles ressalta a relevância das obras, inclusive daquelas realizadas por artistas não-negros, que, com “respeito e reverência aos povos negros e suas culturas presentes no território baiano”, ofereceram perspectivas únicas, a exemplo dos registros do fotógrafo francês Pierre Verger e do baiano Mário Cravo Neto.
Bené Fonteles é um artista visual e editor de arte que tem uma relação significativa com a fotografia na Bahia desde os anos 1970. Ele foi editor de arte em jornais como a Tribuna da Bahia, onde focou em fotógrafos locais, ajudando a consolidar suas linguagens estéticas. Fonteles foi curador de exposições históricas, como a de 1976 chamada “Amigos”, no Instituto Cultural Brasileiro, que destacou cinco fotógrafos baianos e explorou a cultura profana e sagrada de Salvador.
Para esta exposição foram reunidos 23 artistas visuais de três gerações que registram, com seus olhares únicos, o cotidiano da cultura da Bahia. São eles: Adenor Gondim, Amorin Japa, Andrea Fiamenghi, Arlete Soares, Arthur Seabra, Ayrson Heráclito, Bauer Sá, Christian Cravo, Cristina Cenciarelli, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Helen Salomão, Hirosuke Kitamura, Ismael Silva, Leila Chandani, Lucas Moreira, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Tacun Lecy, Vinicius Xavier, Voltaire Fraga, Zélia Gattai.
A mostra conta a passagem histórica da fotografia nos templos, praias, ruas e afazeres da Bahia. Ao todo são pouco mais de 90 fotografias que apresentam de modo único o corpo, a memória e a espiritualidade baiana.
O público poderá participar de uma programação educativa destinada principalmente para estudantes, profissionais e demais interessados em fotografia brasileira. Haverá uma palestra com o curador Bené Fonteles sobre as “Negritudes brasileiras na fotografia”, além de oficinas práticas ministradas pelos próprios fotógrafos da exibição: Bauer Sá, Cristina Cenciarelli e Leila Chandani.
Confira, a seguir, a programação de atividades para essa exposição no mês de agosto na Caixa Cultural Brasília.
Abertura da Exposição
Dia 5 de agosto, 19h – Abertura da exposição com a presença do curador Bené Fonteles, do organizador Marcelo Reis, dos artistas convidados Bauer Sá, Andreia Fiamenghi, Cristina Cenciarelli e Leila Chandani.
Programa Educativo
Dia 6 de agosto, 15h – Roda de Conversa com o Curador Bené Fonteles, com o organizador Marcelo Reis e os artistas convidados Bauer Sá, Andreia Fiamenghi, Cristina Cenciarelli, Leila Chandani.
Dia 7 de agosto, 10 – 12h, 14 até às 17h – Oficina fotográfica com o artista Bauer Sá, na ocasião os participantes terão a oportunidade de compreender como se dá o processo criativo do artista Bauer Sá. 20 vagas.
Dia 8 de agosto, 10 – 12h, 14 até 17h – Oficina de Processos alternativos com a artista Leila Chandani, na ocasião os participantes terão a oportunidade de compreender como se acontece o processo criativo e artesanal de feitura das peças artística em exibição na galeria Vitrine da Caixa Cultural de Brasília. 20 vagas.
Serviço
Exposição: “Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia”
Período: 5 de agosto a 2 de novembro de 2025
Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília – SBS – Quadra 4, Asa Sul, Brasília – DF.
Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 21h.