Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Escritor da Bahia vence prêmio de literatura

O Prêmio Caio Fernando Abreu selecionou produções feitas por pessoas LGBTQIAPN+
Poeta Jordan recitando com livro na mão.

Foto: Sérgio Silva

21 de novembro de 2023

O escritor, dramaturgo e compositor Jordan Leão Menezes venceu o Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura de 2023. A competição premia obras inéditas nos gêneros romance, conto, crônica ou poesia.

O objetivo da premiação é incentivar e enaltecer produções literárias de escritores e artistas da comunidade LGBTQIAPN+ com um contrato com a Editora Reformatório, além da publicação de um livro com tiragem de 500 exemplares, ainda no primeiro semestre de 2024.

Nascido em Camaçari, na Bahia, o poeta foi mestrando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Jordan escreve desde criança e há um ano fala sobre a afetividade entre homens pretos, gênero que define como “Poesia HomoAfroErótica”. Em seus textos, o baiano trata da subjetividade afetiva e sexual entre homens pretos gays e o recorte colonial de hipersexualização.

Jordan segurando o troféu de premiação.
Jordan, vencedor do Prêmio Caio Fernando de Abreu ganhou a publicação de um livro. Foto: Arquivo Pessoal

“Estou muito feliz em ganhar esse prêmio tão importante para a comunidade LGBTQIAPN+; não somente em representar outros artistas pretos e gays do país, mas saber que a minha literatura poderá colaborar no modo como a comunidade gay branca – habituada em ver corpos masculinos pretos apenas como um objeto sexual – poderá nos enxergar daqui pra frente como indivíduos, capazes de alta produção intelectual.”, conta o escritor.

A obra vencedora foi anunciada na cerimônia de encerramento do Festival Mix Brasil no domingo (19).

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano