PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Evento de 10 anos da revista Legítima Defesa celebra teatro negro no Brasil

A programação, conduzida pela companhia teatral Os Crespos e realizada no Itaú Cultural, reúne colaboradores da edição de aniversário da publicação para falar sobre o cenário atual das produções negras no Brasil
Registros da peça teatral "À Sombra da Goiabeira", peça inédita da companhia mineira Teatro Negro e Atitude (TNA), que faz parte da programação de celebração da revista "Legítima Defesa", no Itaú Cultural.

Registros da peça teatral "À Sombra da Goiabeira", peça inédita da companhia mineira Teatro Negro e Atitude (TNA), que faz parte da programação de celebração da revista "Legítima Defesa", no Itaú Cultural.

— Pablo Bernardo/Divulgação

21 de novembro de 2024

Até domingo (24) o Itaú Cultural, em São Paulo (SP), recebe uma edição especial da mostra As Crespas, organizada pela companhia teatral Os Crespos. O evento celebra os 10 anos da revista Legítima Defesa – publicação criada em 2014 para discutir temas centrais ao teatro negro e à produção cultural no Brasil.

A programação inclui homenagens, debates, performances poéticas e a apresentação de “À Sombra da Goiabeira”, peça inédita da companhia mineira Teatro Negro e Atitude (TNA). Serão abordados temas como os 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN) e o cenário atual das produções negras no país, com participações de artistas, críticos e pesquisadores de destaque.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A celebração começa na quinta-feira (21), às 20h, com um coquetel de lançamento seguido por uma série de falas. Soraya Martins, crítica e curadora, revisita o legado de Maria Nascimento, cofundadora do TEN, enquanto Sidney Santiago Kuanza, cofundador de Os Crespos, aborda o Teatro do Sentenciado, embrião do TEN criado por Abdias Nascimento. O jornalista Miguel Arcanjo destaca a trajetória de Lizette Negreiros (1940-2022), ícone do teatro negro paulista, homenageada nesta edição.

A noite também apresenta a ação Pílulas Poéticas. O Grupo Clariô de Teatro traz músicas de seu premiado espetáculo “Boi Mansinho” e “A Santa Cruz do Deserto”, sobre o massacre do Caldeirão da Santa Cruz, e Os Crespos encenam “Sonhos”, performance que celebra a resiliência e a capacidade de imaginar futuros melhores.

Capa da revista Legítima Defesa, publicação de teatro negro que completa uma década. (Divulgação)

Discussões sobre o teatro negro contemporâneo

Na sexta-feira (22), às 20h, a conversa O Teatro Negro Agora reflete sobre o atual cenário das produções negras e sua relação com o mercado cultural. Participam Nabor Junior, editor de Legítima Defesa; Mônica Santana, dramaturga e performer baiana; e Ângelo Flávio Zuhalê, fundador do Coletivo de Artistas Negros Abdias Nascimento (CAN).

A ação Pílulas Poéticas segue com apresentações de Mônica Santana, que encena uma cena de “Isto Não É Uma Mulata”, e “Ymoirá Micall”, com um trecho do solo coreográfico “Uma”, que explora a liberdade de gênero.

No sábado (23), também às 20h, o tema Teatro Negro em Festa reúne Anderson Feliciano, dramaturgo e performer mineiro, e Lucelia Sergio, atriz e cofundadora de Os Crespos, para destacar as trajetórias do Teatro Negro e Atitude (TNA), que celebra 30 anos, e do Grupo Clariô de Teatro, com 20 anos de atuação.

A programação inclui fragmentos de trabalhos do TNA e uma homenagem poética de Cintia Alves à atriz Lizette Negreiros. Trechos de “Caduca”, última peça da artista, serão apresentados.

A mostra encerra no domingo (24), às 19h, com “À Sombra da Goiabeira”, do Teatro Negro e Atitude. A peça, inédita em São Paulo, narra o reencontro de um pai e um filho negros após 13 anos de afastamento, em uma reflexão sobre relações familiares e identidades. A dramaturgia da peça está publicada na edição especial de 10 anos de Legítima Defesa.

Todos os eventos são gratuitos e os ingressos devem ser reservados na quarta-feira anterior ao evento, a partir das 12h, pela plataforma INTI, disponível no site do Itaú Cultural. Quem não garantir a reserva pode comparecer ao local uma hora antes do início para ingressos remanescentes.

Serviço

Comemoração dos 10 anos da revista Legítima Defesa – Uma Revista de Teatro

Quando: de 21 a 24 de novembro

Horário: quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo e feriado, às 19h
Onde: Sala Itaú Cultural (Piso Térreo) – Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano