PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Festival Cinema Negro em Ação celebra cineastas e cultura negra em Porto Alegre

Mostras de filmes, homenagens e consultoria integram programação do evento gratuito, que ocorre de 17 a 20 de outubro, em Porto Alegre
Cena da série gaúcha "Filhos da Liberdade", uma das produções que serão exibidas durante a programação do V Festival Cinema Negro em Ação, em Porto Alegre.

Cena da série gaúcha "Filhos da Liberdade", uma das produções que serão exibidas durante a programação do V Festival Cinema Negro em Ação, em Porto Alegre.

— Divulgação/Colateral Filmes

15 de outubro de 2024

Porto Alegre recebe, de 17 a 20 de outubro, a quinta edição do Festival Cinema Negro em Ação, evento que promove o cinema afro-brasileiro com uma programação diversificada. O festival oferece exibições de filmes, laboratórios para cineastas negros e homenagens a figuras importantes do cinema nacional. Todas as atividades acontecem gratuitamente na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

A abertura do festival será marcada por um show do rapper Zudizilla, um dos principais nomes da música contemporânea do sul do Brasil, na quinta-feira (17), às 20h30, na Travessa dos Cataventos. A Mostra Especial desta edição destaca cineastas negros do Rio Grande do Sul, incluindo obras como “Um é Pouco, Dois é Bom” (1970), de Odilon Lopez, considerado um dos pioneiros do cinema negro no Brasil, além de trabalhos de diretores como Davi de Oliveira Pinheiro e Ellen Rocha.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Mostra Competitiva conta com quatro categorias: videoclipes, videoarte, curtas e longas-metragens. As exibições ocorrerão na Cinemateca Paulo Amorim, nos canais TVE-RS e Prime Box Brasil, além da plataforma Todes Play. O festival também terá a estreia da categoria Júri Popular para longas-metragens, além de oito Prêmios Destaque RS para técnicos gaúchos.

Ao todo, mais de 35 obras serão apresentadas durante o Festival Cinema Negro, entre elas quatro longas, 12 curtas, oito videoclipes e quatro videoartes. Durante as manhãs, o Sopapo LAB oferecerá consultorias para cineastas negros, com a participação do showrunner Marton Olympio, indicado ao Emmy Awards. Olympio também ministrará uma masterclass sobre sua experiência na criação de séries, como “Anderson Spider Silva“.

A edição deste ano também presta homenagem à diretora e roteirista Renata Martins, que receberá o Prêmio Odilon Lopez. A trajetória de Renata, reconhecida por suas narrativas impactantes e críticas sociais, será celebrada com uma leitura dramática de seu roteiro “Levante”.

Serviço

V Festival Cinema Negro em Ação

Quando: de quinta-feira (17) a domingo (20) de outubro

Horário: consultar a programação no Instagram do festival

Onde: Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre (RS)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano