Pesquisar
Close this search box.

Preservação do cinema negro no Brasil é destaque de festival internacional

Em Curitiba, o festival Olhar de Cinema exibirá remasterização inédita do primeiro filme dirigido por um diretor negro no Sul
Foto mostra o diretor de cinema Odilon Lopez.

Foto: Reprodução / Cinemateca Capitólio

8 de junho de 2024

A “13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba” apresentará pela primeira vez a remasterização em 4k do primeiro longa-metragem produzido por um diretor negro no Sul do país. A mostra compõe o seminário que busca discutir a Preservação Audiovisual do Cinema Negro no Brasil.

A partir da exibição de “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez, o festival pretende realizar um estudo de caso, para discutir o processo de retomada do filme e dialogar com seus impactos políticos e históricos para o campo do cinematografia brasileira.

O longa, de 1970, é um dos primeiros materiais do audiovisual nacional a abordar questões do racismo estrutural na sociedade brasileira a partir da perspectiva de um homem negro. Com diálogos de Luís Fernando, ele também é o primeiro a conter  imagens urbanas da cidade de Porto Alegre.

No seminário gratuito, os palestrantes irão discutir de qual maneira o projeto de restauração da obra poderá auxiliar nas articulações de políticas de preservação audiovisual focadas nas autorias negras

O encontro terá a participação dos representantes das instituições parceiras que realizaram o restauro da obra, o Cinemateca Capitólio, a plataforma Indeterminações e Mnemosine Serviços Audiovisuais. 

Entre os palestrantes, estão Vanessa Lopez, filha do diretor Odilon Lopez; Débora Butruce, coordenadora de preservação do projeto de restauração; Gabriel Araújo, jornalista, crítico e curador de cinema; Lorenna Rocha, historiadora, crítica e programadora de cinema e Marcus Mello, técnico em cultura da Cinemateca Capitólio.

O filme terá duas exibições no festival, com a estreia marcada para o dia 13 de junho, às 19h45, no Cine Passeio Ritz. O longa será reexibido no dia 16 de junho, às 16h30, no Cinemark Mueller. O seminário acontecerá de forma gratuita no dia 14 de junho, às 19h45, no Cine Passeio Ritz, mas para participar das exibições é necessário adquirir os ingressos no site do evento.

Serviço:

13º Olhar de CInema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro
Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro
Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba
Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)
Valor: A partir de R$ 8 (meia-entrada)

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano