PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Festival Quizomba 2024 celebra as culturas tradicionais em Londrina

Festival acontece entre os dias 10 e 14 de abril com exibições audiovisuais e roda de conversa
Trecho do filme "Terra sem Males", que será exibido no Festival Quizomba 2024, no dia 10 de abril.

Trecho do filme "Terra sem Males", que será exibido no Festival Quizomba 2024, no dia 10 de abril.

— Reprodução

8 de abril de 2024

Entre os dias 10 e 14 de abril, Londrina (PR) receberá a primeira parte do Festival Quizomba 2024, dedicado a evidenciar a herança das Culturas Tradicionais. Com uma programação diversificada, que inclui oficinas, debates, exibições audiovisuais e uma festa de encerramento, esta edição do festival será voltada para a celebração do “Abril dos Povos Originários”.

O objetivo do evento é destacar as expressões artísticas e culturais enraizadas na tradição oral, com influências africanas e indígenas, que desempenham um papel fundamental na formação da identidade cultural brasileira. As atividades serão realizadas em diversos locais, como o Cine Teatro Ouro Verde, a sede da Vila Cultural Alma Brasil e o Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A programação inclui a exibição do filme guarani “Terra sem Males” no dia 10, uma roda de conversa sobre arte indígena com o Coletivo Kokir no dia 11, uma oficina de grafismos Kaingang no dia 12 e o lançamento de livros do escritor Guarani Olivio Jekupé no dia 13. O encerramento está previsto para ser uma grande festa, com a presença de personalidades como a DJ Luciana Telles, a Mestra Penha e a rapper Katu Mirim, entre outros nomes.

O Festival é uma realização do Coletivo Quizomba, em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil, a Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UEL, e conta com o apoio do Programa Funarte de Apoio à Ações Continuadas.


O representante da CUIA e docente do Departamento de Serviço Social (CESA) Wagner Roberto do Amaral, lembra que o Festival Quizomba já é um evento histórico e que vem pautando debates fundamentais para o ambiente acadêmico. “A integração entre o Quizomba e a CUIA tem sido orgânica e fundamental para que a gente fortaleça a luta contra o racismo na UEL e em Londrina”, conta em entrevista para a agência da UEL.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano