Pesquisar
Close this search box.

Grupo de Capoeira Angola celebra 40 anos de existência em Belo Horizonte

Fundado em 1983, o Grupo Iuna é um dos mais antigos de Capoeira Angola de Belo Horizonte
Imagem mostra Zelia do Prato, uma mulher negra sorrindo.

Foto: Leandro Couri

9 de julho de 2024

O Grupo Iuna de Capoeira Angola, um dos mais antigos grupos de Capoeira Angola de Belo Horizonte (MG), celebra suas quatro décadas de existência com a festa de encerramento do Festival Grupo Iuna 40 anos, no próximo sábado (13) na periferia da capital mineira.

A programação do festival inclui shows, apresentações culturais, feira de produtores e rua de lazer para as crianças. Todas as atrações são gratuitas.

O evento segue o mote “Mulheres Protagonistas”, convidando para as atrações culturais grupos que são regidos por mulheres ou compostos por elas em sua maioria. Nomes tradicionais, como Dona Zélia do Prato, uma das principais Mestras Sambadeiras em atividade do Recôncavo Baiano, se unem a novos nomes do cenário cultural, como Cinara Gomes, MC Ohana e DJ Paty Manoese, entre outros.

Fundado em 1983, o Grupo Iuna é um dos mais antigos de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenada por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade.

Com a inauguração de sua sede, em 2001, o grupo atua como ponto de cultura, oferecendo em sua sede oficinas gratuitas de capoeira, cursos nas áreas da cultura, reforço escolar e ações de formação social. 

As atividades socioculturais voltadas para a capoeira têm como objetivo fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Serviço

Festa de encerramento – Festival Grupo Iuna 40 anos

Quando: 13 de julho, às 13h 

Onde: Rua Carlos Santos Torres sobre 60, Saudade, Belo Horizonte (MG)

Evento gratuito e aberto ao público

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano