PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Instrumentos musicais do samba são reconhecidos como manifestação cultural nacional

Com a nova lei, os instrumentos musicais relacionados ao samba serão classificados como manifestação cultural desde que sigam as práticas tradicionais nos modos de produção
imagem mostra o Encontro de Pandeiro, instrumento reconhecido como manifestação cultural nacional, em Angra dos Reis (RJ).

Foto: Reprodução / Prefeitura de Angra

1 de outubro de 2024

Desde a última segunda-feira (30), nove instrumentos relacionados ao samba, seu modo de produção e suas práticas são reconhecidos como manifestações da cultura nacional. A legislação foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União.

A Lei 14.991/24 tem origem no projeto apresentado pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) na Câmara de Deputados em 2016, aprovado pelo Senado Federal no início de setembro deste ano.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na época, a parlamentar destacou sua preocupação com o crescimento na importação dos artefatos em detrimento da perda de características artesanais e semi-artesanais dos objetos produzidos no país.

A nova legislação reconhece como manifestações da cultura nacional, em todo o país, os modos de produção do pandeiro, tantã, cuíca, surdo, tamborim, rebolo, frigideira, timba e repique de mão. O reconhecimento ocorrerá desde que sigam as práticas e as tradições culturais associados aos instrumentos.

Ainda conforme indica o texto legislativo, caberá ao Poder Público promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, a partir de inventários, registros, vigilâncias, tombamento, desapropriação e outras formas de acautelamento e preservação. 

Para a parlamentar, as festas de carnaval promovem a produção destes objetos, majoritariamente feitos de modo manual. A prática cultural impulsiona uma cadeia produtiva que emprega e qualifica a mão de obra.

“Reconhecer os modos de produção dos instrumentos musicais de samba e as práticas a eles associados como manifestações da cultura nacional significa o parlamento e o Estado brasileiros darem condições para a preservação dessa manifestação que é um elemento criativo da formação do samba”, declarou Maria do Rosário, autora do projeto que originou a nova lei.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano