Pesquisar
Close this search box.

Personalidades negras são homenageadas em biografias infantojuvenis

As obras fazem parte da coleção 'Black Power' e foram lançadas na Bienal do Livro do Rio 2023
Mulher negra acompanhada de um menino folheando um livro

Foto: Mulher negra acompanhada de um menino folheando um livro

6 de outubro de 2023

A 40ª edição da “Bienal do Livro Rio”, que aconteceu entre os dias 1º e 10 de setembro, no Riocentro, Zona Oeste da capital fluminense, bateu um recorde de 600 mil visitantes durante os dez dias de evento. Durante a bienal, a Editora Mostarda, fundada em 2018, deu continuidade à ‘Coleção Black Power’, que apresenta biografias de personalidades negras que marcaram época e se tornaram inspiração para as novas gerações.

Nomes como Luiz Gama, Dandara, Zumbi, Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Milton Santos, Carolina Maria de Jesus, Malcolm X, Angela Davis, entre outros, fazem parte da coleção.

Durante o festival, foram lançadas algumas edições em versão capa dura. Uma delas é a obra sobre Lélia González, que conta como a intelectual contribuiu para o movimento negro no Brasil. Escrita por Flávia Martins de Carvalho, a obra apresenta algo que autora declara ter visto pouco durante sua infância: histórias representativas que trabalham a consciência e a autoestima de pessoas negras.

Uma das obras que se destaca na coleção é a sobre o jornalista Lima Barreto. A biografia conta a trajetória do autor, que se destacou na literatura por não se calar diante das diversas situações de injustiça presentes na sociedade brasileira do início do século XX. O ano de 2023 marca o centenário de morte do escritor. 

De toda a coleção, o leitor ainda pode encontrar 30 exemplares na versão braille, que contêm, inclusive, ilustrações e fontes ampliadas. Segundo a editora, o objetivo é transformar a vida das pessoas, ajudando a quebrar preconceitos e barreiras.

  • Bárbara Cavalcante

    Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, desde a adolescência é imersa em projetos sociais. Apaixonada por futebol e cultura pop, é nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Atua como social media e é aprendiz de redatora.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano