PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula e Margareth Menezes anunciam o ‘SUS da Cultura’ em Recife

Em evento no Recife, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Presidente Lula e ministra Margareth Menezes em evento da Petrobrás, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.

Foto: Pablo Porciuncula / AFP

5 de abril de 2024

Na última quinta-feira (4), foi sancionado o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), também conhecido como ‘SUS da Cultura’, instrumento de fomento e garantia dos direitos culturais do país. O texto foi assinado em Recife pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto à ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

Durante a cerimônia realizada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, o presidente reforçou a importância da cultura para o crescimento da economia e da geração de empregos no país, e também destacou a necessidade de descentralizar a cultura, para abranger regiões fora do eixo Rio-São Paulo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Cultura é da cidade mais pobre, é do povo mais humilde. A cultura não está pronta, ela é feita todo dia por cada gesto do ser humano. E é isso que a gente quer fazer. E é por isso que nós recuperamos o Ministério da Cultura”, comentou Lula no evento.

Já a ministra Margareth Menezes, ressaltou que o setor cultural representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), o que demonstra a participação da cultura no desenvolvimento do país.

“Esse marco regulatório representa a responsabilidade da União com o setor cultural do país. Desde 2005 esse sonho está sendo construído e agora o SNC efetivará o trabalho do sistema MinC. Somos mais de cinco milhões de brasileiras e brasileiros que trabalham nas indústrias da economia criativa no país”, disse a ministra, conforme divulgou a pasta.

Mais de 60% dos municípios já estão no SNC

A estrutura regulatória do projeto foi instituído no Projeto de Lei 5.206/2023, no início de março deste ano. Até agora, 100% dos estados do Distrito Federal e 63,8% dos municípios brasileiros — 3.554 municípios — já aderiram ao SNC.

O objetivo central do projeto é tornar permanente as políticas públicas relacionadas a cultura nacional, de forma colaborativa entre a União e os municípios.

Segundo o Observatório do Itaú Cultural, a cultura corresponde cerca de 3,11% do Produto Interno Bruto, tendo gerado R$ 230 bilhões de reais e 7,4 milhões de empregos em 2020.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano