Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Minissérie conta história da resistência do samba na ditadura militar

“Enredos da Liberdade - o grito do samba pela democracia” está disponível no GloboPlay
A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, no desfile das campeãs em 2023.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

4 de fevereiro de 2024

Com 5 episódios, a minissérie “Enredos da Liberdade – o grito do samba pela democracia”, que aborda o legado de resistência do samba ao regime militar brasileiro, está disponível no Globoplay a partir desta quinta-feira (1). 

A série retrata como as escolas de samba contribuíram com a ruptura do regime militar, a partir dos enredos e desfiles críticos à ditadura.

Dirigida por Luis Carlos de Alencar e produzida por Camilla Ribeiro e Vladimir Seixas, a obra conta com arquivos históricos e diversas entrevistas com grandes nomes do carnaval, como Leci Brandão, Neguinho da Beija-Flor, Muniz Sodré, entre outros.

“A escola de samba consegue, em 1980 […], não só criticar a ditadura vigente, mas também questionar o próprio princípio de democracia”, diz trecho do depoimento de Rodrigo Reduzino, pesquisador e idealizador do projeto.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano