Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mostra sobre mercado audiovisual voltada para criadores negros abre inscrições

As atividades vão ocorrer em Salvador, entre os dias 22 a 24 de abril
Estão abertas as inscrições para o mercado de negócios de audiovisual da MercaMimb, ambiente voltado para criadores negros e negras.

Foto: Divulgação

29 de fevereiro de 2024

Estão abertas as inscrições para o mercado de negócios de audiovisual da 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MercaMimb). O ambiente é o primeiro do segmento voltado para criadores negros e negras na Bahia.

As atividades vão ocorrer em Salvador (BA), entre os dias 22 a 24 de abril. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 15 de março.

O evento visa aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros de players e plataformas do segmento, entre eles, canais de TV, distribuidoras, programadoras, co-produtoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional.

Serão selecionados 10 projetos para participar das rodadas de negócios, que incluem consultorias, ações formativas e pitching dentre outras atividades como ação de fomento e desenvolvimento desse nicho. A intenção é colaborar para um reposicionamento do olhar mercadológico dos investidores e patrocinadores.

Além disso, há duas premiações de R$ 2.500,00 disponíveis através do “Projeto Paradiso” para produções do gênero animação e ficção. Outras duas premiações devem ser anunciadas em breve.

O projeto também aborda a importância de criar espaços para pessoas negras que trabalham com iniciativas criativas, uma vez que a baixa participação de profissionais pretos é uma característica presente na história do audiovisual brasileiro e não seria diferente no ambiente de mercado do mesmo segmento.

Em sua 5º edição, a Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) vai exibir mais de 60 obras de cineastas negros de diversos países, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema em Salvador. A mostra também inclui ações virtuais para todo o país e uma ação na cidade de São Paulo.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse o site oficial do projeto.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano