PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Motel Destino’: filme cearense é indicado ao principal prêmio do Festival de Cannes

Thriller compete em premiação com produções de Francis Ford Coppola e Yórgos Lánthimos
Cena do filme cearense "Motel Destino", indicado na categoria Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

Cena do filme cearense "Motel Destino", indicado na categoria Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

— Reprodução

14 de abril de 2024

O estado do Ceará ganha destaque no cenário cinematográfico internacional com a indicação de “Motel Destino”, o mais recente filme do diretor Karim Aïnouz, ao principal prêmio do Festival de Cannes. A produção, inteiramente rodada nas paisagens litorâneas do estado, concorrerá em maio pela categoria Palma de Ouro.

“Motel Destino” apresenta um elenco composto por talentos locais como Nataly Rocha e Iago Xavier, que estrelam ao lado de Fábio Assunção, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Jupyra Carvalho e Renan Capivara. O roteiro, assinado por Wislan Esmeraldo, também contribui para o desempenho da produção.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A indicação de “Motel Destino” em Cannes é, segundo nota do governo do Ceará, um reconhecimento não apenas ao filme, mas também ao papel transformador das políticas públicas em cultura. O governo do estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), auxiliou na realização do projeto cinematográfico.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, expressou sua satisfação com a indicação do filme, destacando que este reconhecimento fortalece a indústria audiovisual do estado, especialmente no ano em que se comemora o centenário do Cinema Cearense.

Além de fomentar a produção cinematográfica, os investimentos em cultura também contribuem para a formação de novos profissionais no mercado audiovisual. A narrativa de “Motel Destino” surgiu da colaboração entre Karim Aïnouz e o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, uma escola de formação em artes mantida pela Secult Ceará em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Em nota, Karim Aïnouz enfatizou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento do audiovisual.

“O cinema é uma arte que a gente precisa de tempo. E precisa realmente de acompanhamento, eu acho que é isso que a Porto está fazendo há tantos anos e é uma iniciativa única no Brasil. Acho que é muito importante a gente visibilizar, principalmente com o anúncio de hoje, o que está sendo feito no Ceará, que esse filme é apenas a ponta do iceberg”, afirma o cearense.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano