Se livrar das dores – sejam elas físicas ou sentimentais – perceber que há necessidade de encerrar um ciclo e partir para o desconhecido é o que retrata a nova canção de trabalho do trio paranaense Tuyo, “O Jeito É Ir Embora”. Com lançamento de clipe em primeira mão pela Alma Preta Jornalismo nesta quinta-feira (11), a faixa faz parte do disco dividido em volumes, ‘Chegamos Sozinhos em Casa’, que marcou a primeira indicação do trio ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo na Língua Portuguesa”.
Lio, Lay e Machado, que fazem a banda, contam que a composição desta canção está intimamente ligada a tudo o que o trio vem construindo ao longo do disco e dos episódios da série. Em conversa com a Alma Preta Jornalismo, eles explicam o que a faixa significa para eles.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“É nosso manifesto de cansaço, é aquele movimento de assumir para nós mesmos que tem hora que não dá mais. A gente é muito insistente quando bota uma coisa na cabeça e às vezes, por orgulho, é difícil assumir o que que tá dando errado, você vasculha em todos os cantos qual o real problema e fica dando voltas e mais voltas para não se olhar no espelho e confessar pra si mesmo quais são as coisas que tão fora do lugar. Quando a gente consegue assumir nessa música o que de fato tá fora do lugar, a conclusão e a resolução ficam óbvias: “O Jeito É Ir Embora””, explica Lay.
Já para Lio, a canção aponta um atestado de que acabou algo. “Minha ficha de fim, meu formulário de não tem mais jeito, boa sorte. É meio ruim terminar coisas, ninguém gosta tanto, mas depois é uma delícia, a gente se livra de um monte de peso extra que tava carregando sem necessidade”, comenta.
Sobre como a faixa complementa o trabalho construído até o momento com o ‘Chegamos Sozinhos em Casa’, o grupo conta que o trabalha vem para entregar, na verdade, o início de tudo.
“A decisão de se locomover, de sair do lugar e chegar em outros lugares. “O Jeito É Ir Embora” é basicamente o ponto de início de tudo que acontece no Chegamos Sozinhos Em Casa. Depois que você pega suas coisas e sai, é aí que a aventura de descobertas começa. E nossas descobertas tão espalhadas pelo disco”, explicam.
Leia também: Drik Barbosa, Jonathan Ferr e RDD integram novo disco da banda Tuyo
Sobre a obra audiovisual que acompanha a canção, a produção recebe direção de Juh Almeida e tem como locação a casa de Lio, um detalhe na narrativa de grande força simbólica para o trio neste momento. “Achei simbólico, porque foi bonito poder retratar essa canção no espaço que, agora, é o novo lugar dela, onde ela está construindo novas memórias”. Com imagens de uma rotina comum – como o ato de despertar, escovar os dentes e tomar banho -, o clipe conta com tom de nostalgia e melancolia na busca de entender que há a necessidade de buscar novos caminhos para se desenvolver.
O trio ressalta que, na construção audiovisual do disco atual, a banda contou mais de uma vez com a mesma diretora; ela foi responsável pelos registros fotográficos do Chegamos Sozinhos Em Casa volumes 1 e 2. “A Juh sempre foi muito boa em construir imagens que estavam dentro da nossa cabeça, traduzir isso em símbolos que dialogam com tudo que a gente tá fazendo”, afirma Lay.
Até o momento, ‘Chegamos Sozinhos Em Casa’ conta com os singles “Sem Mentir”, “Do Lado de Dentro” feat. RDD, Abismo e “Sonho da Lay” feat Luccas Carlos, esta última, inclusive, levou a indicação a “Canção do Ano” pelo Super Júri do Prêmio Multishow.
VOLTA AOS PALCOS
O grupo está, gradativamente, retornando aos palcos com o novo trabalho. Eles já têm datas marcadas no Rio de Janeiro, no dia 21 de novembro, no Vivo Rio e em São Paulo, no dia 25 de novembro, no Studio SP.
Mais atualizações sobre shows, trabalhos e novidades do trio paranaense podem ser vistas na página oficial da Tuyo no Instagram.
Confira, com exclusividade, o clipe de “O Jeito É Ir Embora”:
Leia também: Tuyo promove encontro com escritores negros do Norte e Nordeste