Projeto inspirado nas plataformas nigerianas Iroko e Nvivo estreia em 25 de dezembro com a série “Casa da Vó”, protagonizada por Margareth Menezes
Texto: Guilherme Soares Dias | Edição: Nataly Simões | Imagem: Heitor Salatiel
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Uma série de TV com atores e direção de pessoas negras, com humor ácido e inteligente sobre questões raciais. O Brasil, com seus 56% de população negra, ainda não tinha investido nisso, que será o primeiro produto da Wolo TV, uma plataforma de streaming criada pelo ator e diretor Licinio Januário e pelo empresário Leandro Santos, que estreia com a série “Casa da Vó”, protagonizada por Margareth Menezes e conta as peripécias de uma matriarca com seus quatro netos.
Licínio diz que a Wolo TV surge dos “nãos” que ouviu na sua carreira. O angolano radicado no Brasil diz que o racismo estrutural faz, por exemplo, com que o país veja a capoeira ter faculdade na Austrália e não por aqui. “Não quero ser duas vezes melhor que ninguém. Vamos apenas produzir conteúdo feito por e para pessoas negras de qualidade”, afirma.
Entre as inspirações estão plataformas nigerianas como a Iroko e Nvivo, além de iniciativas de jovens norte-americanos. “Empresários de outras partes do mundo ainda não investem no Brasil por conta da burocracia e um certo descrédito”, avalia.
O diretor diz que a WoloTV pretende ser popular e, por isso, pensa na produção como indústria. “Não vamos crescer ganhando festival”, afirma, referindo-se a produções cinematográficas com foco mais conceitual. Nesse sentido, a expansão prevista é para as regiões Norte e Nordeste. “São elas que ditam os ritmos brasileiros. Queremos estudar o que a população quer de fato”, diz, lembrando que a plataforma terá sede em Salvador.
A série Casa da Avó terá cinco episódios de 30 minutos cada e será uma comédia brasileira que bebe da fonte de produções norte-americanas como “Todo Mundo Odeia o Cris”, “Black Ish” e “Um Maluco no Pedaço”. “O grande objetivo é chegar na massa”, reafirma.
O lançamento acontece via web, com o protótipo do aplicativo da Wolo TV. O primeiro episódio deve ir ao ar em 25 de dezembro gratuitamente e os demais serão disponibilizados a partir de preço popular. A série conta ainda com Dum Ice, que é influencer digital, Jaci Lima, Jéssica Córes, Rincon Sapiência, entre outros. “Há diversidade narrativa e regional. Esse é o primeiro passo. Estamos indo sem pressa”, reforça Licínio.
Na série, Margareth Menezes é uma ex-funcionária pública rica e aposentada que cuida dos netos que moram com ela, além de tocar um salão de beleza.
Os próximos passos da Wolo TV são desenvolver um catálogo com outros projetos. A proposta é ser um pay per view que lança uma nova série a cada seis meses. “Faremos uma briga de narrativa e buscaremos mais investimentos. Precisamos acelerar a produção preta no Brasil e, tenho certeza, que nossa chegada vai acelerar processos nos grandes canais como Globo e Netflix”, provoca.
Ficha técnica:
Criado por: Allex Miranda e Licinio Januário
Roteiro: Allex Miranda, Érica Ribeiro, Licínio Januário e Milena Anjos
Produção: Wolo TV
Direção: Licínio Januário
Direção de Fotografia: Cris Conceição e Sergio Isidoro.
Produção Executiva: Leandro Lemos, Licínio Januário, Juliana Borges.
Elenco: Margareth Menezes, Jessica Córes, Dum Ice, Dj Pelé, Johnny Klein, Rincon Sapiência, Kiara Felippe, Jacy Lima, Sol Menezzes.