Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Povos da Beira D’Água’: documentário apresenta comunidades ribeirinhas e quilombolas de MG

Produção mostra os desafios e a luta pelo direito da comunidade de Cabaceiras de permanecer e existir em seu território
A imagem mostra um trecho do Rio São Francisco, que abriga comunidades quilombolas e ribeirinhas.

Foto: Divulgação

11 de maio de 2024

A ligação com o rio São Francisco, a busca pela conquista dos territórios e a garantia dos direitos de forma organizada, são alguns dos assuntos abordados no documentário “Povos da Beira D’Água”, que apresenta um recorte da realidade da comunidade ribeirinha de Cabaceiras, no norte de Minas Gerais. A produção, lançada no dia 3 de maio, já está disponível.

O documentário apresenta a primeira parte de uma série e mostra cinco territórios da região. A comunidade está localizada em Itacarambi, município a 660 km da capital Belo Horizonte, abriga cerca de 30 famílias que vivem às margens do rio, e mantêm o estilo de vida de seus antepassados.

Entre as dificuldades da comunidade, incêndios criminosos e acusações de degradação ambiental são algumas das apresentadas na produção. A população, que pratica uma agricultura associada aos ciclos dos rios, foi impedida de pescar e construir moradias.  

O filme apresenta uma narrativa construída a partir das experiências e os processos de diálogo com os órgãos e a própria comunidade de Cabaceiras. O território, que possui o certificado da Fundação Palmares, busca ter os direitos assegurados como comunidades quilombolas e vazanteiras.

Em 2023, após dialogar com os órgãos responsáveis, a comunidade conseguiu realizar uma reunião em seu próprio território, com a participação da comunidade local, Ministério Público e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano