PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Razões Africanas’: documentário explora influência africana no Blues, Rumba e Jongo

Dirigido por Jefferson Mello, o filme estreia em 21 de novembro e destaca as conexões culturais e históricas que uniram Brasil, Cuba, Estados Unidos e África na formação musical
Imagem de divulgação do filme Razões Africanas, que será lançado nos cinemas no dia 21 de novembro.

Imagem de divulgação do filme Razões Africanas, que será lançado nos cinemas no dia 21 de novembro.

— Divulgação

5 de novembro de 2024

O documentário Razões Africanas, com estreia marcada para o próximo dia 21 de novembro nos cinemas brasileiros, acaba de divulgar seu trailer oficial, revelando um pouco da jornada musical e histórica que percorre. Dirigido por Jefferson Mello, o filme explora a profunda influência da diáspora africana na formação de três gêneros musicais emblemáticos: o jongo, a rumba e o blues. 

Filmado em seis países – Brasil, Cuba, Estados Unidos, Angola, Congo e Mali –, o longa entrelaça histórias, músicas e danças de personagens que representam cada um desses ritmos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A produção acompanha três protagonistas: a brasileira Lazir Sinval, que representa o jongo; a cubana Eva Despaigne, símbolo da rumba; e o americano Terry ‘Harmonica’ Bean, figura do blues. Em meio a imagens do cotidiano de cada um, o filme apresenta os relatos desses artistas sobre as raízes culturais da música que interpretam, além de comentários de especialistas e pesquisadores que ajudam a contextualizar a relevância e ancestralidade desses gêneros.

Razões Africanas foi selecionado para mais de dez festivais de cinema ao redor do mundo. Entre os prêmios conquistados, destacam-se o de Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana (EUA), e o de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. No início de novembro, também teve exibições especiais em Angola.

O documentário será distribuído pela Tremè em 14 estados brasileiros. Razões Africanas promete não ser apenas uma homenagem aos ritmos afrodescendentes, mas um convite à reflexão sobre a diáspora africana e seu legado cultural. Para o diretor Jefferson Mello, o filme é uma “reparação histórica” e um “diálogo intercultural”, ao valorizar as tradições e as culturas afrodescendentes que resistem e influenciam o mundo.

Confira abaixo o trailer oficial do filme:

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano