Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Representação de pessoas negras é tema de ebook fotográfico gratuito do Instituto Moreira Salles

Disponível para download gratuito no site do IMS, a publicação traz narrativas que abordam a história afro-brasileira, com imagens do acervo
A imagem mostra uma família negra composta por 5 pessoas, sendo duas delas crianças. A imagem faz parte do lançamento do Instituto Moreira Salles.

Foto: Divulgação

11 de janeiro de 2024

O Instituto Moreira Salles (IMS) anunciou o lançamento do ebook “Negras Imagens – Formação a partir do acervo IMS”, com o intuito de disseminar narrativas atuais centradas em questões de raça e gênero.

A publicação, já disponível para leitura e download gratuito no site do instituto, compila dez ensaios que realizam análises críticas de imagens de mulheres, crianças e homens negros presentes nos acervos fotográficos e iconográficos do IMS, além de obras de autoria negra.

Os ensaios, assinados por autores como Alexandre Araujo Bispo, Ana Beatriz Almeida, Diane Lima, Ione da Silva Jovino, Janaina Damaceno, Juliana Barreto Farias, Mônica Cardim, Rafael Domingos Oliveira, Roberto Conduru e Vanicléia Silva Santos, exploram temas abordados em encontros on-line organizados pelo IMS em 2022, em conexão com a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”.

A publicação visa evidenciar narrativas muitas vezes negligenciadas, apontando possibilidades para a construção de novas interpretações da história afro-brasileira e do conceito de patrimônio. Além disso, destaca o compromisso do IMS com a construção de saberes críticos e plurais relacionados às suas coleções.

Entre os temas abordados no material estão a representação de crianças negras, relações entre arquitetura e africanismo no Brasil, concretismo e neoconcretismo, relações de gênero e raça no trabalho urbano, e a importância da figura paterna na representação da família negra. O ebook também enfatiza a necessidade de abordagens mais inclusivas e reflexivas nas narrativas visuais.

O ebook pode ser utilizado como fonte de referência por pesquisadores e professores, contribuindo para o cumprimento da Lei 10.639/03, que determina a inclusão da história e cultura afro-brasileira no ensino. 

A diretora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, destaca em material enviado à imprensa que os ensaios estimulam o instituto a aprimorar continuamente seu olhar sobre o patrimônio que guarda, utilizando perspectivas renovadoras para enriquecer suas ações e projetos, especialmente na área de educação.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano