Em preparação para o Carnaval 2025, a Acadêmicos do Salgueiro convidou artistas, bailarinos e atores negros com habilidades em dança afro, jazz e danças urbanas para participarem de uma audição para a comissão de frente da escola carioca.
Em abril, a agremiação anunciou o enredo para o ano que vem. Com “Salgueiro de Corpo Fechado”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira e o enredista Igor Ricardo, a Vermelha e Branca da Tijuca tentará seu 10º título no carnaval do Rio de Janeiro em 2025.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Coordenada pelo coreógrafo e produtor Paulo Pinna, a audição será realizada no dia 28 de julho, às 11h, na quadra da escola, sediada no bairro do Andaraí. Em entrevista à Alma Preta, o bailarino ressaltou a importância de cultivar a raiz africana, ancestralidade e luta pelo povo preto, pois são elementos que resumem o Salgueiro.
“Nos últimos anos, o Salgueiro não abria audição e tem muita gente da comunidade, inclusive, que tem essa vontade de desfilar pela sua escola do coração e é uma emoção indescritível. Então nós achamos importante abrir essa audição, dar essa oportunidade para que pessoas talentosas possam participar desse momento, que é único na vida de todo mundo”, relata Pinna.
“Acho que a nossa decisão foi super assertiva em dar esse protagonismo à negritude do Salgueiro, que durante esses anos, na grande maioria dos seus carnavais, deixou a sua marca, exaltando a cultura, as histórias e personagens importantes da nossa negritude“, exalta o coreógrafo.
Os interessados devem estar disponíveis para ensaios noturnos e enviar um breve currículo para [email protected] ou entrar em contato via WhatsApp com Juliana R. no número 21 97433-1827 para confirmar a inscrição.