Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Enredo do Salgueiro sobre yanomamis conquista três leões de bronze em Cannes

Com “Hutukara”, escola levantou a discussão do impacto do garimpo ilegal na cultura indígena no Brasil
Integrantes da escola de samba Salgueiro se apresentam não desfile de Carnaval no Sambódromo Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Foto: Mauro Pimentel / AFP

21 de junho de 2024

Após homenagear os povos originários, sobretudo os yanomamis, na Marquês de Sapucaí com o samba-enredo “Hutukara”, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro conquistou três leões de bronze no festival Cannes Lions, na França.

As categorias reconhecidas em Cannes foram: Entertainment (Entretenimento), Entertainment for Music (Entretenimento para Música) e Industry Craft (Indústria Artesanal).

A conquista da premiação considerada o “Oscar da publicidade” aconteceu em parceria com a agência DM9, que acompanhou os passos de Davi Kopenawa, fundador da Hutukara Associação Yanomami e autor do livro “A queda do céu”, que inspirou o desfile.

A obra celebra a riqueza cultural e espiritual do povo Yanomami, enquanto ressalta os desafios enfrentados devido à exploração predatória por garimpeiros ilegais. O desfile levantou a discussão sobre o impacto do garimpo ilegal na cultura indígena no Brasil.

O enredo apresentado no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024 ficou em quarto lugar no Grupo Especial carioca. Na ocasião, a composição repercutiu de forma nacional e internacional, chamando a atenção de personalidades como o ator Leonardo DiCaprio e a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, que ressaltou que o samba-enredo colaborou para aumentar a visibilidade e o apoio ao povo originário.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano