PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

África leva atletas de 40 países para os Jogos Olímpicos de Paris

Comitê Olímpico do continente acredita que Nigéria e Egito têm boas chances de medalha em esportes em equipe
O queniano Eliud Kipchoge é um dos favoritos para conquistar a medalha de ouro na maratona masculina.

Foto: Eugene Hoshiko

20 de julho de 2024

Com os Jogos Olímpicos de Paris 2024 a cada dia mais próximos, países do continente africano se preparam para enviar seus melhores atletas para competir. De acordo com um levantamento da Alma Preta Jornalismo,  a partir de informações da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais da África (ANOCA), cerca de 40 países africanos devem participar da competição, 14 a menos do que na edição de 2020, em Tóquio (Japão).

A edição dos Jogos Olímpicos que contou com a presença de mais países do continente africano foi a edição de 2012, realizada em Londres, Reino Unido. Na ocasião, 53 países africanos participaram.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Durante as Olimpíadas de Tóquio 2020, os países africanos conquistaram um total de 20 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e dez de bronze. Além disso, os países africanos que conquistaram medalhas nesta edição foram: Egito, Marrocos, Tunísia, Quênia, Etiópia, Namíbia e Burquina Fasso.

Segundo o Anoca, dentre os países africanos que devem participar dos Jogos Olímpicos de Paris, alguns têm chances reais de conquistar medalhas. O Egito, por exemplo, conta com uma forte equipe de atletas em esportes como o futebol, voleibol e ginástica. Já a Nigéria possui histórico de destaque em esportes como o atletismo e a natação.

Alguns atletas africanos também são destaque para conquistar medalhas. O queniano Eliud Kipchoge, por exemplo, é um dos favoritos para o ouro na maratona masculina. Já a sul-africana Caster Semenya é uma das principais candidatas para conquistar a medalha de ouro nos 800 metros femininos.

Outros países africanos que devem participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são a África do Sul, o Marrocos, a Tunísia, a Argélia e a Etiópia.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano