Pesquisar
Close this search box.

Cubano Mijaín López se aposenta após conquistar 5º ouro seguido nos Jogos Olímpicos

Feito inédito foi celebrado pelo atleta após um hiato de três anos da luta greco-romana
Na foto, o cubano Mijaín López retira as suas sapatilhas no ringue dos Jogos Olímpicos para simbolizar sua aposentadoria das competições.

Foto: Comitê Olímpico Internacional

7 de agosto de 2024

Após conquistar o quinto ouro consecutivo em Jogos Olímpicos, marca inédita na competição, o cubano Mijaín López deixou suas sapatilhas no centro do ringue e encerrou a carreira na luta greco-romana. A informação foi publicada nesta quarta-feira (7) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Aos 41 anos, López disputou o seu último duelo contra o cubano naturalizado chileno Yasmani Acosta nesta terça-feira (6). O veterano venceu por 6 a 0 a disputa pelo pódio na categoria peso-pesado (até 130kg). Os bronzes foram para Amin Mirzazadeh, da República Islâmica do Irã, e Meng Lingzhe, da China.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com a vitória olímpica, Mijaín López se tornou o primeiro atleta a vencer um mesmo evento individual por cinco vezes e superou as marcas dos norte-americanos Michael Phelps e Carl Lewis, que conquistaram medalhas de ouro em quatro Olimpíadas seguidas.

López também superou o russo Aleksandr Karelin, tricampeão olímpico da modalidade. López retornou à competição após um hiato de três anos, desde a final em Tóquio 2020, que foi realizada em 2021 devido à pandemia de Covid. 

Invicto desde os Jogos de Pequim (2008), o atleta fez a sua estreia olímpica em Atenas (2004), onde terminou em quinto lugar. Desde então, também conquistou medalhas de ouro Londres (2012), Rio (2016), Tóquio (2020) e agora em Paris (2024). 

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano