Pesquisar
Close this search box.

Luiz Maurício é o 1º finalista olímpico do Brasil no lançamento de dardo após 92 anos 

Brasileiro alcançou a marca de 85,91 metros e se classificou com a sexta melhor marca nas semifinais
Imagem do brasileiro Luiz Maurício durante a semifinal do lançamento de dardos nos Jogos Olímpicos em Paris 2024. O atleta atingiu um novo recorde sul-americano e se classificou para as finais da categoria.

Foto: Miriam Jeske/COB

6 de agosto de 2024

O brasileiro Luiz Maurício avançou à final do lançamento de dardo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com a sexta melhor marca na classificação geral, realizada nesta terça-feira (6). Em sua terceira tentativa, o atleta obteve um lançamento de 85,91 metros, quebrando o recorde sul-americano que ele mesmo havia estabelecido no Troféu Brasil de Atletismo 2024.

Luiz Maurício, que já havia alcançado a marca de 85,57m em junho, superou a si mesmo e garantiu vaga na final ao ultrapassar o índice mínimo de 84,00 metros. Seu desempenho o coloca na disputa pela medalha olímpica na próxima quinta-feira (8), às 15h45 (horário de Brasília), fazendo história como o primeiro brasileiro a participar de uma final olímpica nesta modalidade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A classificação de Luiz Maurício para a final do lançamento de dardo nos Jogos Olímpicos marca o retorno do Brasil nesta fase da competição depois de um jejum de 92 anos.  Em 1982, Heitor Medina ficou em 11ª posição com 58 m, de acordo com informações do site Olimpíada Todo Dia.

Pedro Henrique Nunes, o outro representante do Brasil na prova, não conseguiu avançar para a final, terminando em 19º lugar com a marca de 79,46m. O líder da classificação foi o indiano Neeraj Chopra, que lançou o dardo a impressionantes 89,34m.

Luiz iniciou suas tentativas com um lançamento de 81,62m, melhorando para 83,21m na segunda. Na terceira e decisiva tentativa, alcançou 85,91m, estabelecendo o novo recorde sul-americano e garantindo sua presença na final.

Em entrevista à TV Globo, o atleta se mostrou surpreso com o desempenho. “Um PB (recorde pessoal) nas Olimpíadas, eu não sei nem o que falar. Foi uma surpresa muito grande, competindo com os melhores aqui, que eu assistia na televisão. Agora estou aqui competindo com eles, estar na final junto com eles, não tem nem o que falar. Agora é voltar para a final com outra cabeça, foi um bom lançamento e é isso, até o final”, disse Luiz Maurício, após a prova.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano