PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta atualiza um dos principais meio de financiamento ao esporte no país
Orlando Silva (PSB-PE) relator do projeto.

Orlando Silva (PSB-PE) relator do projeto.

— Pablo Valadares/Câmara dos deputados

15 de julho de 2025

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (14), durante sessão plenária, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/24, que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte. A proposta será encaminhada para aprovação no Senado.

O texto, de autoria do deputado federal  Felipe Carreras (PSB-PE) e de outros oito parlamentares, foi aprovado por unanimidade. A lei, considerada um dos principais mecanismos de benefício ao esporte no Brasil, permite que empresas e pessoas físicas deduzam do Imposto de Renda valores doados ou patrocinados para projetos esportivos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com a publicação da nova lei, será revogada a legislação atual 11.438/06, que exige renovação a cada cinco. O texto aprovado é um substitutivo elaborado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da comissão que analisou o tema.

Parlamentares comemoraram a vitória. Para Orlando Silva, cada conquista de um atleta brasileiro também celebra a importância da lei.

“A lei é o construtor de pontes entre a periferia do Brasil e quadras, campos e ginásios. Essa oportunidade que nossa juventude tem, queremos multiplicar, para fazer do esporte uma ferramenta de desenvolvimento humano”, afirmou. Silva foi ministro do Esporte por seis anos, período em que a legislação foi criada.

Segundo o novo texto, a partir de 2028, o limite de dedução do Imposto de Renda por pessoas jurídicas passará de 2% para 3%. O percentual de 4% será mantido para projetos esportivos ou paradesportivos voltados à inclusão social, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade.

O projeto também altera a nomenclatura das categorias esportivas beneficiada. O desporto educacional passa a ser chamado de formação esportiva, já o de rendimento será excelência esportiva e o de participação passa a ser denominado esporte para toda a vida.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) destacou que a Lei de Incentivo ao Esporte tem sido fundamental para transformar realidades em territórios negligenciados:

“É uma das únicas públicas que consegue, brilhantemente, unir educação, saúde e inclusão social”, disse.

A sessão foi acompanhada por atletas olímpicos e paralímpicos, como Emanuel Rego (vôlei de praia), Lars Grael (vela), Ana Moser (vôlei), Caio Bonfim (marcha atlética), Verônica Hipólito (atletismo) e Hortência (basquete).

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Thayná Santana

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano