Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Deputado é cassado por abuso de poder religioso no RJ

O parlamentar também foi julgado por divulgação de fake news
Fachada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral, no Rio de Janeiro.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

2 de fevereiro de 2024

O deputado estadual Fábio Francisco da Silva (UNIÃO BRASIL–RJ) foi cassado por unanimidade, na última quinta-feira (1), em sessão plenária do Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Fábio foi julgado por abuso de poder religioso com repercussão econômica.

Conforme o processo, o parlamentar ficará sem os direitos políticos até o ano de 2030. O deputado ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Segundo o magistrado, a condenação por abuso religioso se deu devido à promoção da candidatura do parlamentar na Rádio Melodia (FM 97,5). Fábio era sócio e apresentador da rádio, e a usou para divulgar sua campanha eleitoral nos programas e festivais musicais em templos religiosos.

O processo ainda indicou que o deputado discursou e distribuiu material de divulgação de campanha em igrejas em outras duas ocasiões, em Campo Grande (RJ) e Itaguaí (RJ), em eventos chamados “Cultos da Melodia”.

Também foi entendido que o parlamentar divulgou notícias falsas durante as eleições de 2022, sobre um projeto de lei que proibiria a pregação do evangelho.

Durante o voto, o relator do processo destacou que houve “desvirtuamento de santuário e apropriação como espaço privado de autoridade e influência eleitoral”, e destacou o prejuízo na condição de igualdade dos candidatos.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano