Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2022: Cartilha ressalta importância da diversidade no voto para a democracia

O conteúdo, elaborado pela Gestão Kairós, é gratuito e visa questionar a representatividade de candidatos negros, mulheres, povos tradicionais – como indígenas e quilombolas –, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAP+

Imagem: Reprodução/Sindicato dos Metalúrgicos

Foto: Imagem: Reprodução/Sindicato dos Metalúrgicos

8 de setembro de 2022

Com a ideia de educar politicamente a população em vulnerabilidade social, a Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade – lança a primeira edição da “Cartilha do Voto Inclusivo: Diversidade e Democracia”, que será acompanhada de uma campanha nas redes sociais com a #VotoInclusivo.

A iniciativa é gratuita e visa orientar a população sobre a importância de votar com consciência sob as possibilidades de alcançar uma eleição mais diversa, justa e igualitária. A proposta da cartilha ainda tem como objetivo pontuar o voto em candidatos negros, mulheres, povos tradicionais – como indígenas e quilombolas –, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAP+.

O conteúdo do informe é composto de tópicos como: “Diversidade nas Eleições de 2022: O lugar que você ocupa”, “Como posso ser uma cidadã e um cidadão consciente”; “Eleições no Brasil: Há diversidade?” e “Seu candidato tem compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão?”.

“A cartilha foi propositalmente elaborada em linguagem acessível e didática pela Gestão Kairós com o objetivo de contribuir com a formação e ampliação da consciência política da sociedade. Se queremos uma sociedade diferente, na qual todas e todos sejam abrangidos e tenham seus direitos assegurados, precisamos votar afirmativamente”, é o que diz a fundadora da Gestão Kairós e Mestre em Políticas Públicas pela FGV, Liliane Rocha.

Valorização da diversidade

A Gestão Kairós enfatiza que mais do que eleger pessoas, quem vai às urnas escolhe projetos que possam resultar em políticas públicas de grande alcance, principalmente para populações historicamente invisibilizadas.

“Cada eleitor votará em cinco candidatos, portanto, nessa escolha é fundamental garantir que há mulheres, negros, mulheres negras, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência. Uma representatividade que espelhe a demografia da sociedade brasileira”, salienta Liliane.

A CEO da gestão Kairós complementa dizendo que o conteúdo da cartilha pretende questionar e fazer o eleitor refletir a respeito de suas escolhas para o futuro. “Oque isso diz sobre a própria pessoa que está votando? Sobre a sociedade?”, pondera.

Eleições 2022

As eleições deste ano contam com 1.654 cargos em disputa: um Presidente da República, 1.059 Deputados Estaduais, 513 Deputados Federais, 54 Senadores e 27 Governadores. Ou seja, os brasileiros vão decidir quem serão os chefes do Poder Executivo Federal e Estadual, os representantes do povo e dos estados.

Apesar dos diversos avanços obtidos no campo da valorização da diversidade na política, a cartilha pontua que na corrida presidencial, por exemplo, há baixa representatividade da diversidade, tendo em vista que, entre as 11 principais pré-candidaturas, concorrem apenas três mulheres, sendo os demais homens, héteros, cisgêneros, cristãos e economicamente privilegiados.

A advogada Fernanda Macedo, consultora de treinamentos da Gestão Kairós e responsável pelo conteúdo da cartilha, entende que já passou da hora de mudar os grupos sociais que dominam a política no Brasil.

“Estamos em um ano muito importante, no qual decidiremos sobre o futuro do nosso país, e o direito antidiscriminatório nos dará o alicerce ao tratarmos da temática diversidade e inclusão”, pondera a jurista.

“O exercício da cidadania em uma democracia vai além dos direitos políticos, encampa a possibilidade de cidadãs e cidadãos, sem qualquer distinção, exercerem o direito de ser quem são, contemplados e representados em suas subjetividades, como assegura a constituição vigente”, finaliza.

Leia também: Proteção dos biomas e demarcação de territórios indígenas; veja as propostas dos presidenciáveis para o meio ambiente

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano