Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Encontro interministerial é realizado para coordenar iniciativas para o ‘Novembro Negro’

A reunião foi realizada no gabinete da ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília
Os ministros Silvio Almeida, Margareth Menezes e Anielle Franco reunidos para debater em relação ao Novembro Negro, em 25 de outubro de 2023

Foto: Filipe Araújo/MinC

26 de outubro de 2023

Nesta quarta-feira (25), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, para um encontro de discussões conjuntas. A reunião abordou diversas iniciativas que cruzam as áreas de memória, justiça social, cultura, direitos humanos, igualdade étnico-racial e direitos das comunidades quilombolas. Além disso, foram tratadas ações relacionadas à celebração do Novembro Negro, que culmina no Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Durante o encontro realizado em Brasília, os ministros enfatizaram o papel da cultura na promoção da igualdade racial e no combate às violações de direitos humanos. Os representantes das pastas também ressaltaram a importância das cotas para negros em editais do Ministério da Cultura (MinC).

Silvio Almeida destacou a necessidade de considerar políticas de memória, verdade, justiça, reparação e não repetição, levando em conta o contexto histórico do povo negro no Brasil. O ministro ressaltou a importância de fortalecer o 20 de Novembro como uma data de grande significado simbólico.

Anielle Franco salientou que as lutas coletivas fazem parte da história do Brasil e enfatizou a importância de garantir que as ações não se restrinjam apenas ao mês de novembro, mas se tornem perenes, deixando um legado sólido para o futuro.

Já Margareth Menezes destacou as ações da Fundação Cultural Palmares, liderada por João Jorge, que desempenha um papel fundamental no debate sobre cultura afro-brasileira. Ela enfatizou que a promoção da cultura é essencial para a promoção dos direitos humanos, ressaltando a necessidade de um trabalho contínuo nesta área.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519/2011 e homenageia Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, situado na região que hoje corresponde ao estado de Alagoas.

  • Bárbara Cavalcante

    Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, desde a adolescência é imersa em projetos sociais. Apaixonada por futebol e cultura pop, é nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Atua como social media e é aprendiz de redatora.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano