O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançaram, na última quinta-feira (14), o “Guia PopRua”, um documento que orienta o atendimento à população em situação de rua no Brasil. O lançamento ocorreu durante o Fórum de Gestoras e Gestores de Direitos Humanos.
A publicação disponibilizada para todos os cidadãos, contém uma avaliação de riscos de desatenção, exclusão ou tratamento inadequado da população em situação de rua no país. Por meio do conteúdo, profissionais de diversas áreas são contemplados com orientações técnicas, boas práticas e outras informações que apoiem e facilitem a condução de trabalhos, o tratamento humanizado e entregas adequadas para essa população.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Cada agente público incumbido de prover serviços nas áreas de segurança, saúde, assistência, educação, além de várias outras, tem o dever de romper ciclos de violências, atuar com ética e respeito pela promoção dos direitos humanos e da cidadania”, diz o texto de apresentação, presente no Guia.
O evento de lançamento contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, assim como a secretária-executiva, Rita Oliveira, e do coordenador-geral da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Bernardo Medeiros. Além do Guia, o momento celebrou o primeiro resultado de uma parceria estratégica entre o Ipea e o MDHC.
Na última semana, o MDHC divulgou o relatório “População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registro administrativo e sistemas do Governo Federal”, e o Ipea apresentou a Plataforma Inclua, materiais importantes que contribuem com a construção de políticas públicas mais eficazes.