PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HUB Peregum promove articulação histórica entre movimentos negros e lideranças políticas

Encontro reafirma compromissos com a justiça racial no Congresso Nacional e celebra conquistas históricas dos movimentos negros no Brasil
Imagem do encontro que reuniu lideranças negras, parlamentares e ministros para fortalecer a luta por igualdade racial e consolidar conquistas para os próximos anos, realizado na Casa Peregum, em Brasília.

Imagem do encontro que reuniu lideranças negras, parlamentares e ministros para fortalecer a luta por igualdade racial e consolidar conquistas para os próximos anos, realizado na Casa Peregum, em Brasília.

— Divulgação/HUB Peregum

10 de dezembro de 2024

Nesta semana, Brasília foi palco de um importante momento de articulação política e fortalecimento do movimento negro. A Casa Peregum, idealizada pelo Instituto Peregum em parceria com organizações como Uneafro Brasil, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Nós no Movimento e Alma Preta, a casa sediou um encontro decisivo entre lideranças negras, parlamentares e representantes do governo federal.

O evento foi marcado pela pactuação de compromissos com a agenda de justiça racial para o biênio 2025-2026 no Congresso Nacional. Entre os participantes, destacaram-se os pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), além do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A relevância do encontro foi amplificada pela presença de parlamentares que carregam a bandeira da justiça racial, como Talíria Petrone (PSOL-RJ), Reginete Bispo (PT-RS), Benedita da Silva (PT-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Damião Feliciano (PDT-PB). Representantes do Executivo também marcaram presença, como a secretária de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Sheila de Carvalho.

Ministras como Macaé Evaristo, que lidera a pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Anielle Franco, responsável pela Igualdade Racial, reforçaram o simbolismo do espaço e as conquistas do movimento negro ao longo de 2024.

“Estamos aqui na Casa Peregum, uma noite importante de celebração. Primeiro, de celebração desse espaço, que é uma grande conquista do movimento negro. Terminar o ano reafirmando nossas conquistas, como as cotas no serviço público e a ampliação das ações afirmativas, nos dá força para seguir firmes, ocupando espaços na política e defendendo nossa agenda”, disse Macaé Evaristo.

Já Anielle Franco destacou os avanços recentes, como a renovação da Lei de Cotas e a aprovação da Política Nacional de Terreiros. 

“É sempre uma honra estar nessa casa, onde nos fortalecemos e reconectamos. Estamos escrevendo uma nova história, fruto da luta de quem veio antes de nós. Espero que 2025 seja um ano de muitos frutos para o movimento negro e que possamos colher avanços históricos em defesa da dignidade da vida da população negra no Brasil. Nenhum de nós a menos, nenhuma violência, nenhum silenciamento. Seguiremos juntos, sempre!”, celebrou a irmã de Marielle Franco.

Lideranças negras, parlamentares e ministros reunidos na Casa Peregum (Divulgação/HUB Peregum)

Além das discussões políticas, o evento foi um momento de troca e fortalecimento de vínculos entre lideranças do movimento negro. Entre os presentes, estavam figuras como Douglas Belchior, Fernanda Santiago, Marcelise Azevedo e Lázara Carvalho, que reforçaram a importância do trabalho coletivo.

O HUB Peregum destacou ainda a dedicação de sua equipe, liderada pela diretora executiva Vanessa Nascimento, e agradeceu aos colaboradores que tornam possível cada realização: Ingrid Sampaio, Mariana Magalhães, Gabriel Falcão, Ana Barbosa, Geovana Menezes, Margareth Rose, Relato Filho e Juliana Filosofinha.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano