PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lei cria Dia do Rei Pelé, celebrado na data do milésimo gol

Data homenageia o maior jogador da história do futebol e será celebrada anualmente em 19 de novembro
A lenda do futebol brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como 'Pelé', posa com suas seis medalhas de campeão brasileiro em 22 de dezembro de 2010 durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, Brasil.

A lenda do futebol brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como 'Pelé', posa com suas seis medalhas de campeão brasileiro em 22 de dezembro de 2010 durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, Brasil.

— Caio Leal/AFP

2 de julho de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 14.909, de 2024, que institui o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente no dia 19 de novembro. A norma foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2).

A data escolhida para a homenagem é uma referência ao dia 19 de novembro de 1969, quando Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira. O atacante bateu o pênalti que assegurou a vitória do Santos por 2 x 1 contra o Vasco da Gama, no estádio do Maracanã.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A nova legislação é resultado do Projeto de Lei (PL) 5.867/2023, da Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada em maio pela Comissão de Esporte do Senado (Cesp), com relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Em seu voto, Kajuru destacou a importância de Pelé. “O projeto simboliza um reconhecimento mais do que merecido a uma das figuras mais emblemáticas e influentes não só do futebol brasileiro, mas do esporte mundial. Pelé transcendeu os limites do campo para se tornar um verdadeiro embaixador do Brasil, difundindo sua cultura, sua alegria e seu talento por todos os cantos do planeta”.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu em Três Corações (MG) em 23 de outubro de 1940. Entre 1957 e 1971, disputou 114 jogos pela Seleção Brasileira de Futebol, marcando 95 gols. Foi três vezes campeão mundial, nas Copas da Suécia (1958), do Chile (1962) e do México (1970). Pelé faleceu em decorrência de um câncer em 29 de dezembro de 2022, em São Paulo, aos 82 anos.


Considerado o maior jogador da história do futebol, Pelé recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe. No final de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais, também o elegeu o “Atleta do Século”. A FIFA, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores, elegeu Pelé como o Jogador de Futebol do Século XX.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano