Pesquisar
Close this search box.

MIR entrega equipamentos a órgãos de igualdade racial em 8 municípios da Bahia

Órgãos de promoção da igualdade racial em oito municípios da Bahia serão beneficiados com kits que podem auxiliar no combate ao racismo
Cerimônia de entrega de kits com equipamentos que podem auxiliar órgãos da igualdade racial na Bahia a combater o racismo. Os itens foram entregues pelo Ministério da Igualdade Racial, na terça-feira (7).

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

9 de maio de 2024

Nesta terça-feira (7), o Ministério da Igualdade Racial (MIR) realizou a entrega de kits contendo veículos, televisões, bebedouros e refrigeradores em Salvador, com o objetivo de fortalecer a promoção da igualdade racial em oito municípios baianos. A cerimônia aconteceu no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Os municípios contemplados com os kits são Iraquara, Seabra, Salvador, Jequié, Dias d’Ávila, Santa Bárbara, São Gabriel e Riacho de Santana. A secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio, ressaltou a importância dessas melhorias para a luta pelo reconhecimento e defesa dos direitos da população. Segundo ela, a chegada desses equipamentos fortalece a capacidade dos órgãos de promoção da igualdade racial, permitindo a implementação de ações de combate ao racismo e desenvolvimento econômico das comunidades.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Durante o evento, foram assinados o Edital de Chamamento Público, visando à execução de projetos de inclusão socioprodutiva dos povos e comunidades tradicionais, a alteração do Decreto nº 11.850, que institui a Política Estadual para Comunidades Remanescentes de Quilombos, e a adesão à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ).

Para Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, a parceria entre os governos estadual e federal é essencial para o avanço das políticas de igualdade racial no Brasil. Ela enfatizou a importância de ouvir as demandas locais para avançar no compromisso pela igualdade.


A atuação da Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Equidade Racial, também será reforçada com os kits distribuídos. A defensora pública-geral, Firmiane Venâncio, destacou que esses recursos possibilitarão uma maior proximidade da Defensoria com as comunidades tradicionais e quilombolas, contribuindo para o combate ao racismo e a promoção da equidade racial.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano