Pesquisar
Close this search box.

Rejeição do presidente Bolsonaro é maior entre a população negra

Pesquisa do Datafolha aponta que o presidente é rejeitado principalmente por pessoas negras, com ensino superior, funcionárias públicas e do sexo feminino

Texto: Redação | Imagem: Evaristo Sá

bolsonaro

17 de março de 2021

Nova pesquisa do Instituto Datafolha mostra expressiva rejeição do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Entre os eleitores negros, seis em cada dez avaliam o governo como negativo. O perfil das pessoas que acham o trabalho do chefe de Estado ruim ou péssimo é composto majoritariamente por brasileiros com ensino superior (65%), negros (61%), funcionários públicos (60%) e mulheres (58%).

A impopularidade do chefe de Estado bateu em fevereiro um recorde de 54% de rejeição popular pela gestão durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa anterior, de janeiro, apontava índice de reprovação de 48%.

Segundo o Datafolha, a imagem negativa de Bolsonaro se deve principalmente à lentidão do processo de vacinação contra a Covid-19. A reputação do presidente se compara com a do ex-presidente Fernando Collor (PRN), no mesmo ponto do mandato, em 1992.

Já a taxa de quem acha a gestão de crise ótima ou boa caiu quatro pontos percentuais nesta rodada da pesquisa, ou seja, de janeiro para cá, passando de 26% para 22%. Dentre os que avaliam bem essa gestão estão os seguintes perfis: empresários (38%), moradores do Centro-Oeste/Norte (29%), evangélicos (27%) e eleitores entre 45 e 59 anos (27%).

A margem dos que acreditam que o governo Bolsonaro é regular ficou estável (24%) em comparação com o mês de janeiro (25%). A pesquisa nacional do instituto foi realizada por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais:

O movimento negro precisa ser protagonista da unidade para derrubada de Bolsonaro

STF determina 30 dias para governo Bolsonaro criar plano emergencial para quilombolas

Excludente de ilicitude: Entenda medida que Bolsonaro quer levar de volta à Câmara

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano