Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Saúde antecipa compra de medicamentos para atender população do RS

Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024
Vista aérea de carros flutuando em uma área inundada de Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Foto: Nelson Almeida / AFP

10 de maio de 2024

O Ministério da Saúde antecipou, nesta quinta-feira (9), o pagamento de R$ 40 milhões da Assistência Farmacêutica para os municípios do Rio Grande do Sul. A medida visa apoiar os gestores municipais na aquisição de medicamentos essenciais para a população neste momento.

Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024. Além dos medicamentos, outros insumos de saúde também são enviados ao estado gaúcho desde a última sexta-feira (3). 

Até o momento, foram enviados itens como insulinas, imunobiológicos, imunoglobulina e soros antivenenos, que o estado elegeu como prioridade. A pasta também aumentou o número de equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. 

Além disso, foram destinados kits de emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, cada, como luvas, seringas e ataduras. Cada kit é suficiente para atender cerca de 1,5 mil pessoas durante um mês.

A vacinação da população, seja para dengue ou outras doenças, será conduzida conforme as possibilidades de cada município e dos serviços de saúde, pois exigem protocolos específicos de armazenamento e temperatura para administração.

Desde o início da tragédia, o ministério instalou um Centro de Operações de Emergência (COE) para subsidiar a tomada de decisões. Entre as medidas emergenciais está a autorização do pagamento de R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao estado.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano