PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira os destaque de Nenê, Camisa e Vai-Vai no desfile do acesso

24 de fevereiro de 2020

As três escolas concentram 35 títulos do carnaval paulistano e são apontadas como entre as mais tradicionais da cidade

Texto / Lívia Martins I Edição / Pedro Borges

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Três escolas tradicionais, Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco e Vai-Vai, colocaram seus trabalhos de meses na avenida para disputar as duas vagas que darão acesso ao grupo Especial em 2021. O desfile ocorreu no dia 23 de Fevereiro, domingo, das 21h às 5h da manhã.

Confira os principais destaques:

Nenê de vila Matilde

A história da cerveja foi o tema escolhido pela escola da zona leste neste ano. Em geral, o desfile foi mediano, com oscilações visíveis na qualidade e acabamento de fantasias e alegorias.

A última alegoria representou um lindo brinde à Nenê. Com figuras e personagens que firmam a longevidade do quilombo azul e branco, Seu Nenê, fundador da escola, foi muito bem representado com uma grande escultura central.

Os pontos altos do desfile foram a animação dos componentes, o que pode pontuar em harmonia e evolução na apuração, e o show da Bateria de Bamba.

nenecarnaval20

Camisa Verde e Branco

A escola da Barra Funda convidou o público para conhecer a história do artista baiano Carlinhos Brown.

O desfile da escola foi bom e foi o samba-enredo interpretado por Tiganá que levantou o público e ajudou a manter a animação de todos que embarcaram na viagem.

Porém, algumas alas do primeiro setor evoluíram com menos vigor e pouca animação, fato que pode prejudicar notas de harmonia e evolução. Nesses quesitos, os jurados espalhados pela avenida ficam de olho na animação de forma harmônica e sincronizada dos componentes, além do canto da escola com a bateria e o time de intérpretes de modo uniforme.

Outro ponto de atenção foram as alegorias da escola que podem perder décimos por conta de finalizações incompletas de esculturas, que até apareceram descascando no segundo e terceiro carro.

Os destaques positivos da escola foram a apresentação da comissão de frente com bela dança de 9 dançarinos representando orixás cultuados nas religiões de matriz africana e o ritmo da bateria comandada pelo Mestre Marcão.

camisacarnaval20

Vai-Vai

A maior vencedora do carnaval de São Paulo contou os seus 90 anos no desfile.

As alegorias das escolas desfilaram sem problemas estéticos visíveis que possam prejudicar o julgamento. Apesar de serem bem compactos, os carros traziam um ótimo número de componentes em cima.

O ponto negativo foi a qualidade das fantasias do começo do desfile, se comparada às alas finais da Vai-Vai.

A comunidade da escola foi o grande destaque da noite. Mesmo no amanhecer, os desfilantes estavam enérgicos. Eles pulavam e dançavam harmonicamente ao som do samba-enredo, o que pode garantir ótimas notas.

vaivaicarnaval20Fotos: Lívia Martins

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano